domingo, 25 de janeiro de 2009

Tramandaí

Ainda não estou totalmente em férias. Algumas poucas reuniões de trabalho ainda exigirão a minha presença em Porto Alegre nesta próxima semana. Mesmo assim, antecipar alguns compromissos na semana que passou está me permitindo estar aqui. Estou em Tramandaí!! Minha família tem um apartamento aqui desde muito tempo. Fica na Av. Emancipação, na famosa Galeria do Comércio. O lugar é bem legal para quem gosta de agitação plena. Não é o meu caso. Qualquer atividade que aconteça nas calçadas desta avenida reverbera dentro da nossa sala de estar, mesmo não estando localizado no pavimento térreo. Ainda assim, todos os verões, religiosamente venho para cá fazer uma espécie de aquecimento para as férias. Gosto desta praia. Gosto de muitos lugares daqui. Não sou pescador mas sempre vou até a Plataforma de Pesca - a vista da praia estando ali em cima é bem legal -, gosto também daquela prainha de águas rasas que se forma protegida nos molhes do Rio Tramandaí, da lagoa, dos passeios de barco pelas lagoas, entre outros lugares. O Nordestão sempre faz com a gente uma espécie de batalha moral para ver quem resite mais, se é o desejo de se sentir na praia ou a visão estranha dos quarda sóis voando pela beira da praia. Perdemos sempre para a ventania. Mas não deixamos de vir. Pura teimosia que só encontra explicação em alguns aspectos da tradição gaúcha.

Chegamos na sexta-feira, próximo das 22h, depois de uma viagem daquelas onde a estrada mais parecia um colar de sinaleiras luminosas vermelhas. Várias vezes o trânsito simplesmente parou e nas proximidades dos pedágios longas filas se formavam. Neste final de semana os dias foram de pouco sol e muito vento. Mas muito vento mesmo!! Daqueles dias onde os guardas sóis permanecem fechados, mesmo quando um sol teimoso se faz presente. No sábado o dia se alternou entre períodos de sol e períodos nublados. E vento. No domingo o dia foi todo de sol!! E vento.

A Narinha voltou para Porto Alegre, pois ainda tem esta semana cheia no seu trabalho. Ela entre em férias somente no próximo final de semana. O Pedrinho já está em férias, então resolvi ficar mais uns dias por aqui. Para alegria dos avós, que vibraram diante da notícia da nossa permanência - quer dizer, não sei se da nossa permanência ou da permanência do Pedrinho!! Acho que vamos retornar na quarta-feira. Ou antes, se a ventania não parar ou se começar a chover!! O Pedrinho tem brincado muito ao longo destes dias!! Ele acorda, toma seu sagrado café da manhã - herança da mãe - e inicia sua jornada de grandes brincadeiras: leitura, desenhos, pintura, filminhos na tv, praia, soninho após o almoço, sorvetinho, praia, passeios, uffaaa, para então deitar para dormir. É contagiante ver a alegria dele para lá e para cá, fazendo amigos na beira da praia e construindo castelos de areia. Então, fiquei lembrando de quando eu era criança. E somente fazendo isto pude entender como é que ele conseguia ficar tanto tempo dentro daquela água gelada!! E com vento!!

Quando anoitece, vamos passear na Av. Emancipação. Tem tantas atividades legais que uma única noite não é suficiente para ver todas elas. Ainda não fui na Feira do Livro com o tempo que sempre gosto de ter para revirar os balaios em busca de alguma oferta legal. Quero ver se vou amanhã. E tem também a singela pescaria de lambarí na ponte. Coisas para preencher a semana. Todas as noites levamos o Pedrinho para um parquinho de diversões que tem aqui perto das plataformas de pesca do rio. Ele tem direito a 5 ingressos para andar onde quiser. O auto choque tem sido o preferido dele. Que bom, pois prefiro andar neste brinquedo do que ter que ficar andando na xícara maluca, no carrossel ou noutros brinquedos que me deixam com aquele inevitavel sentimento de que eu não deveria estar ali!

Coisas de quem está na praia. Curtindo um mar com águas nem tão clarinhas assim e muito geladas. E claro, já ia me esquecendo, com muito vento!!

Nenhum comentário: