quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Antes tarde do que nunca...

Nunca vi uma frase se encaixar tão bem em várias situações - inclusive distintas - do que esta: Antes tarde do que nunca!! Pois é, acabo de terminar o tradicional Boletim de Avaliação dos trabalhos do Atelier 2. Antes tarde do que nunca!!

Como sempre faço ao final de cada painel de apresentação dos projetos e, principalmente, ao final de cada semestre, após a entrega definitiva dos trabalhos, escrevo um texto para cada aluno, na forma de ata de reunião, tecendo detalhadamente todas as considerações e análises críticas feitas pelos componentes da banca que avaliaram estes trabalhos, entre os quais eu me incluo.

Acho esta prática de fundamental importância dentro do processo acadêmico por várias razões. Ela oferece ao aluno um documento contendo os pontos do projeto que foram alvo das críticas mas agudas que servirá para balizar as ações de reflexão e revisão dos seus projetos. Outro fator importante é a tranquilidade e segurança que este documento dá ao aluno no momento da sua apresentação, pois, permite que o aluno se foque na discussão do projeto sem a preocupação de ter que ele próprio fazer, juntamente com a asua apresentação, as anotações dos itens comentados, o que poderia desviar a sua atenção da discussão corrente.

Este boletim é feito tanto para os alunos do Atelier 1, quanto para os alunos que não concluiram seus trabalhos no Atelier 2, pois serve como ponto de partida para as necessárias revisões, complementações e alterações que posteriormente serão apresentadas na disciplina subsequente. E, também, para os alunos do Atelier 2, que estão concluindo o curso, pois assume o papel de ser a memória explicativa das qualidades e/ou aspectos onde o projeto tem potencial de evolução.

Sempre penso que a nota final, sem uma explicitação dos critérios que levaram a sua constituição, torna-se muito abstrata e de difícil compreensão por parte dos alunos. Principalmente passados alguns dias da divulgação dos resultados, onde a lembrança dos elementos discutidos no painel já não é assim tão clara. Portanto, a planilha das notas finais, associada ao boletim de avaliação final atenuam as possíveis dúvidas que podem se instalar no pensamento dos alunos de final de curso e permitem que a quelquer momento ele possa retomar as revisões do seu projeto.

Então, está ai!! Boletins do Atelier 2 publicados e enviados por e-mail para os alunos!! Alguns e-mails retornaram, portanto, peço-lhes que entrem em contato comigo para eu enviar novamente.

Claro que a minha batalha ainda não terminou. Tem ainda todos os boletins de avaliação - e não são poucos - da turma de Atelier 1 que, com extrema razão, começa diariamente a me escrever e-mails perguntando, como quem não quer nada, quando sai a publicação dos seus pareceres!!

Priorizei a confecção dos boletins do Atelier 2, pois como sabemos, estes colegas já tem a sua formatura agora no próximo dia 17 de janeiro. Mas fiquem tranquilos. A partir de amanhã estarei focado na redação final destes pareceres. Isto mesmo: redação final, pois para quem achava que eu ainda não tinha feito nada e estava curtindo as belezas do litoral, muito se enganou, pois falta bem pouquinho agora!!

Super abraço!!

Nenhum comentário: