segunda-feira, 27 de abril de 2009

Nós não somos assim...

Desde o fim da paralização e do restabelecimento das atividades acadêmicas normais, decidido em assembléia do Sinpro-RS na quarta-feira da semana passada, hoje é o primeiro dia em que retorno para meu atelier na Ulbra.

Não posso negar - até pq está estampado no meu semblante - que estou experimentando um sentimento bom de alegria e esperança que desde muito tempo não experimentava.

Deixei meu carro no estacionamento coberto, que fica pouco distante do prédio da faculdade de arquitetura e urbanismo onde leciono, e vim lentamente caminhando pela calçada, curtindo este super dia de sol e a bela paisagem de outono do campus. Os passeios são cobertos por plátanos que nesta época do ano, com poucas folhas, refletem a luz do sol com um belo e raro colorido.

No caminho do estacionamento para o prédio da FauUlbra encontrei alguns colegas de trabalho e consegui sentir, não somente pelo teor das nossas conversas, mas também pelo sorriso de cada um, o alívio por estarmos diante de um novo tempo dentro desta universidade.

Na semana que passou foi divulgada a relação dos novos componentes da reitoria (ver postagem anterior) e, com ela, renovou-se nos corações dos professores, funcionários e alunos, o espírito de luta e esperança por dias melhores para esta grande universidade.

Não imaginei que teria a oportunidade de ver e viver esta necessária transição. Tardia, é claro! Mas antes tarde, do que nunca!!

Olhar para estes prédios e sentir que o processo de renovação, limpeza e desintoxicação foi iniciado, nos faz resgatar os nossos melhores projetos acadêmicos e de vida, sepultados ao longo do tempo pelo cansaço e pela falta de perspectiva imposta por uma reitoria que teve, durante sua longa gestão, outros focos e interesses bastante distantes da educação.

Durante o período de paralisação estive bastante próximo dos alunos, numa proposta de mobilização conjunta. Com eles fiz, nos dias das minhas disciplinas, um ciclo de reuniões para analisar, divulgar e entender melhor os fatos desta grave crise que se instalou na nossa universidade e que, num determinado momento, parecia não ter mais solução. Ao longo destas importantes reuniões e diante da falta de esperança explícita nos corações de muitos dos meus alunos, diante de tantas notícias ruins que cercaram a Ulbra, lhes disse: "meus amigos, ergam a cabeça e não percam a esperança. Não tenham vergonha de fazer parte desta universidade. Nós não somos assim!!"

De fato, olhando tudo que está agora sendo divulgado pela mídia e, principalmente, como eles estão sendo fartamente analisados, investigados e divulgados, deixando verter todas as graves irregularidades escondidas sob o manto de uma possível - embora pouco provável - "gestão temerária", reafirmo a minha fala daquelas reuniões: nós não somos assim!!

Mesmo que o processo seja lento, mesmo que muita coisa tenha a tendência a se dissipar na linha do tempo e da justiça, mesmo que muitos acreditem na falta de lembrança das pessoas, nós que sentimos na pele e vivemos estes fatos temos o direito de esperimentar o sentimento bom de esperança de que os responsáveis por toda esta crise, logo responderão pelos seus atos.

Estamos ainda mobilizados, é claro. O processo de renovação está apenas começando. Estamos também muito mais atentos. Mas o melhor de tudo é que estamos muito mais confiantes e atuantes neste processo de redefinição dos rumos para colocar esta universidade no lugar que sempre foi seu. A nossa universidade é a terceira maior do Brasil. Mas para nós, agora, ser grande significa ser, acima de tudo, honrada, moral e ética.

Os alunos estão chegando agora para o nosso primeiro encontro pós-paralização. Vejo-os, daqui do meu reservado, alegres, dispostos, confraternizando entre si como não via nos últimos tempos. Vejo um deles pegando um giz e escrevendo alguma coisa no quadro verde. Me arrepio e me emociono, neste instante. Ele escreveu olhando para mim: NÓS NÃO SOMOS ASSIM!! Escrito com letras bem grandes!!

Não existe outra forma melhor de iniciar uma aula do que assim desta maneira!!

Valeu!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro e querido amigo Bregatto, Fico imensamente feliz em ver teu grande desempenho, isso só reafirma minha opnião de que talento, competência, humildade, unida à força, determinação e amor ao q se faz, sempre resulta em objetivo alcançado, exito, em fim vitória profissional e consequentemente pessoal;
Faz +- 15 anos q não nos vimos, e gostaria do teu email para trocarmos algumas idéias, pq é sempre bom poder rever amigos especiais,de alma nobre e coração puro.Um grande abraço Luciane Garcia (lucianesg@gmail.com)

Paulo Ricardo Bregatto disse...

Ôi Lú!! Que bom receber notícias tuas depois de todo este tempo!! Espero que tudo esteja super bem contigo!! Continuo lecionando na Ulbra, UniRitter e PucRS!! Meu e-mail é bregatto@bregatto.com.br
Escreva contando as novidades!!Super abraço!!