quarta-feira, 15 de abril de 2009

Paralisação

Turma,

Ontem a noite finalizamos o ciclo de reuniões nas disciplinas de Atelier 1 (tarde e noite) e Atelier 2 (tarde e noite) com o propósito de apresentar aos alunos os fatos e as razões que levaram a categoria dos professores da Ulbra, por intermédio do Sinpro-RS, a optar pela paralisação por tempo indeterminado das atividades acadêmicas.

Os professores da Ulbra, como tive a oportunidade de relatar para vcs nestes dias, estão passando por um momento muito delicado, sem receber regularmente seus salários desde agosto do ano passado. Ainda assim, ao longo deste tempo, os professores nunca se negaram a dar aos gestores da universidade todo o crédito de confiança necessário para a construção de um planejamento estratégico sério e transparente que objetivasse a saída definitiva desta grave crise que infelizmente envolveu a nossa universidade.

Infelizmente, não temos tido do alto comando o retorno e as informações capazes de nos manter unidos em torno destas dificuldades e da total falta de perspectivas concretas de normalização desta grave situação.

Mesmo diante desta crise, das grandes dificuldades e dos seus vários desdobramentos, sai ontem a noite da Ulbra com o coração um pouco mais aliviado. Não vinha dormindo direito movido por um sentimento de compromisso que tenho com cada um de vcs diante deste momento tão especial que todos estão, às vésperas da conclusão do seu curso. Então, vim ontem no caminho para casa refletindo sobre os fatos, lembrando da fala de cada um de vcs e pensando muito sobre o resultado das nossas reuniões e sobre o futuro por vir. Vê-los firmes e fortes, entendendo a gravidade da crise e apoiando os professores neste momento difícil me fez revisitar as razões que me fazem ainda permanecer nesta escola. Como todos sabem, tenho muito orgulho de ser filho desta casa, assim como tenho muito orgulho de estar nela durante todo este tempo. São 26 anos de investimento incondicional em nome da arquitetura. 6 como aluno e 20 como professor.


Mesmo que esta "gestão temerosa" tenha nos colocado diante da fragilidade de ter um timoneiro que perdeu o rumo do horizonte, temos que erguer a cabeça e falar bem alto: NÓS NÃO SOMOS ASSIM!! Nós acreditamos na força da arquitetura como agente fundamental e transformador da sociedade em que estamos todos inseridos, portanto, não temos que ter vergonha e baixar a cabeça. Ao contrário disto, temos que evidenciar cada vez mais as qualidades que temos enquanto curso, enquanto amantes incondicionais da arquitetura e, principalmente, enquanto pessoas que acreditam na solidez e na qualidade do seu trabalho e na força das suas ações transformadoras de paz e honestidade.

Estar com vcs ao longo destes dias de mobilização e reuniões me fez sentir a energia positiva contida na indignação de cada um. Estar com vcs fez o meu peito se encher de renovada energia e esperança diante da nebulosidade do caminho que ainda temos que percorrer juntos. Muito obrigado pela solidariedade e parceria que tem caracterizado a nossa relação ao longo deste tempo que temos estado juntos em nome de um objetivo comum: o estudo da arquitetura!!

Para mim tem sido um grande privilégio caminhar ao lado de vcs!
Estou com vcs até o final desta jornada, seja onde ela nos levar!!
Vamos nos manter unidos!!
Contem sempre comigo!!

Força & Honra
Saudação Romana

Nenhum comentário: