segunda-feira, 20 de abril de 2009

Fim do terceiro dia

Acabamos de chegar da nossa super maratona!! O dia foi simplesmente perfeito, nao só pelo clima e dia de sol mas, principalmente, pela programaçao de peso que cumprimos hoje. Iniciamos a manha visitando a Fadu (Universidade de Buenos Aires) e participando de um painel conjunto com os alunos do Projeto 3 sob conduçao dos professores Adhemar e Horácio, ambos vinculados ao Taller Miguel Angel Roca, sob coordenaçao do Prof. Arq. Victor Villasuso. Como a nossa turma é bastante numerosa dividimos em dois grupos. Um grupo participou primeiramente do painel enquanto o outro estava visitando o Museu de Maquetes. Depois invertemos as participaçoes. Foi muito legal ver os nossos alunos da FauPucRS totalmente integrados na discussao sobre os projetos dos colegas da Fadu. Sem falar, é claro, do alto astral dos ateliers, onde vários alunos e várias disciplinas trabalham juntas ao longo da manha. A Fadu tem algo como 25.000 alunos divididos em 6 áreas do conhecimento (arquitetura, urbanismo, design de produto, moda, paisagismo e o outro eu nao me lembro). No turno da manha de hoje estavam na faculdade algo como 5.000 alunos envolvidos nas várias atividades de atelier de projeto. Somente o taller do Prof. Arq. Miguel Angel Roca tem 900 alunos. Para mim que estou acostumado a participar de escolas de arquitetura (Puc, UniRitter e Ulbra) que possuem, cada uma, aproximadamente, 600 alunos nao posso deixar de me surpreender.

Também nossa visita ao museu de maquetes foi sensacional. O aprendizado feito sobre o estudo e a produçao concreta dos alunos, que analisam e confeccionam uma maquete, é invejável e passível de uma análise mais criteriosa sobre o êxito desta experiência.

Depois do almoço fomos para as obras do Subte - Linha H, onde tivemos a oportunidade de assitir uma bela palestra com os técnicos do Subte sobre o Metrô de Buenos Aires. A primeira linha do Metro de Buenos Aires foi construída em 1913, quando a cidade tinha apenas 100.000 habitantes. Hoje, com 3,5 milhoes de habitantes o Subte atende grande parte da populaçao. Tivemos a oportunidade de experimentar as linhas e comprovar o conforto de andar para lá e para cá de um ponto ao outro da cidade. Visitamos também algumas estaçoes que ainda se encontram em construçao e, com isto, tivemos a grande oportunidade de ver o processo de construçao de uma bastante complexa. Nao posso deixar de citar o empenho do Eng. Marcelo Garibaldi, diretor de obras do Subte, sempre tao atencioso e carinhoso com todos nós e, principalmente, com as nossas dúvidas primárias sobre este tema. Para ele e seus técnicos todo o nosso carinho!!

Estamos bastante cansados. Dá para ver no semblante dos alunos o peso das nossas maratonas de viagem. Mas dá para ver, também, a satisfaçao deles por estarem participando desta experiência singular em suas vidas.

Nossa jornada termina amanha quando, entao, eles retornam para Porto Alegre. Mas isto é assunto para amanha!!

Nenhum comentário: