quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Poderia ter sido melhor? Poderia...

Hoje acordamos cedo!! O relógio mal estava marcando 8h da manhã e a casa já estava em movimento. A casa não, as pessoas da casa!! O Pedrinho acordou um pouco preocupado com a festa da virada do ano e seus vários fogos de artifício - ele não curte muito aquela barulheira dos fogos -, a Narinha acordou totalmente envolvida com as demandas da festinha da virada do ano que sempre fazemos na casa da minha sogra, reunindo toda a família, e eu acho que ainda não acordei...

Ontem foi um dia bem legal com várias festinhas. Começando com a tradicional Muvuca de final de ano na casa do Diniz, com os amigos reunidos ao redor de boas bebidas, charutos, vários assuntos e com aquele churrasco maravilhoso que somente o Diniz sabe assar, passando por pequenas comemorações de final de ano nos ambientes de trabalho e terminando num encontro festivo e acalorado com os meus grandes parceiros de atelier na FauPucRS. Acho que é por isto que eu estou meio zonzo e ainda não acordei...

Hoje o dia está simplesmente lindo e ensolarado, como devem ser os dias de verão. Uma leve brisa atenua o calor insuportável que temos experimentado nos últimos dias. A Narinha já saiu para fazer seus vários compromissos para a festa, o Pedrinho está vendo televisão e eu estou aqui escrevendo, olhando pela janela e pensando que seria uma boa idéia pegar um livro, uns brinquedinhos, juntar as toalhas e sungas e ir correndo para a piscina com o Pedrinho!!


Ele veio agora me avisar que a mamãe já saiu para "arrumar as coisas do ano novo" e eu fiquei refletindo e construindo imaginariamente sua frase, pensando nas várias pessoas que hoje abriram mão das suas diferenças, rivalidades, conflitos, crises e, ouvindo a um chamado universal, deram uma trégua às batalhas insolúveis e, também, "saíram para arrumar as coisas do ano novo". É justamente esta trégua, na forma de distanciamento crítico, que transforma o dia de hoje num dia de aparente paz universal. Os grandes conflitos universais da humanidade ficam aguardando, em paz, esta centelha de lucidez das pessoas, nem que seja por um breve período de tempo.

Então ficamos nos perguntando, ainda movidos por este distanciamento crítico, o que acontece com estas pessoas nos demais 363 dias do ano, que consomem uma energia infinita dando espaço para os conflitos que, na maior parte dos casos, nunca valem a pena? De qualquer forma, tem-se sempre a certeza de que, pelo menos, no último dia do ano que sai e no primeiro dia do ano que chega a vida resgata sua condição ética e moral primordial, onde todos são iguais e todas as horas são de reconciliação. É como se fosse uma auto-indulgência. Temos a certeza absoluta de tudo o que não fizemos certo ou de tudo o que não fizemos neste ano que termina, mas com as possíveis culpas atenuadas pela magia da virada do ano com suas naturais absolvições.

Mais importante e sensato seria, diariamente, agir para arrumar as coisas do ano novo, num exercício continuado de construção de um mundo melhor para a gente e para todos aqueles que orbitam as nossas vidas.

2009 está indo embora. Ano vai, ano vem, como na metáfora do andar de balanço (ver postagem de 31 de dezembro de 2008). Poderia ter sido melhor? Poderia...

Poderíamos ter estado mais próximos dos nossos bons amigos, poderíamos não ter visto tantas injustiças sociais amplificadas em nosso país, poderíamos ter visto nossa bela Porto Alegre desenvolver melhor o seu potencial para tantos projetos e investimentos necessários, poderíamos não ter visto o Rio Grande do Sul tão mergulhado numa gestão política e financeira temerosa, poderíamos ter tido mais fé e esperança na capacidade de gestão dos interesses coletivos dos nossos governantes, poderíamos não ter visto tanta roubalheira descarada e tanta impunidade, poderíamos ter tido mais segurança pública, poderíamos ter alcançado o título máximo e não somente o vice campeonato, poderíamos ter tido mais investimento em saúde e educação, poderíamos ter visto mais comprometimento ético e moral dos nossos administradores, poderíamos não ter visto tanta gente boa se dobrando ética e moralmente diante da necessidade de fazer alianças políticas para salvaguardar a manutenção de situações aparentemente estáveis, poderíamos ter experimentado o prazer de ver e trabalhar as questões coletivas mais do que as individuais, poderíamos ter visto mais humildade e menos arrogância nos ambientes de trabalho, poderíamos ter tratado melhor o meio ambiente e seus escassos recursos naturais... Mas as coisas que não vimos, fizemos ou experimentamos em 2009 ficam, em parte, como propostas para 2010. Propostas de ação concreta ou de fiscalização rigorosa.

Mas foi um ano bom. Minha família esteve mais unida, meu filho Pedro cresceu mais alguns centímetros com sua saúde perfeita, minha mulher amada continua cada vez mais linda, meu escritório esteve bem nos seus seis primeiros meses de nova sede e completamos um ano super feliz na nossa casa nova.

O que mais se leva desta vida?

Aproveito para agradecer e retribuir os vários votos de um feliz 2010, desejando aos meus amigos de fé e irmãos camaradas um ano repleto de paz, alegria, harmonia, saúde do corpo e da alma, trabalho, muito trabalho, coragem, atitude, alguma grana, muita fé e esperança em dias melhores, lucidez para definição dos novos desafios, humildade, tolerância, correção, ética e honra para enfrentar as coisas do dia a dia e muito amor nos corações!!

Um super abraço e um beijo carinhoso!!

Força e Honra
Saudação Romana

Um comentário:

Nara Moleda disse...

Meu amor querido!
Estava aqui lendo tuas palavras quando o Pedro entrou, com aquele sorriso lindo, e me deu um super abraço de bom dia.
Nesses momentos é que sinto e confirmo que vale a pena acreditar nos nossos sonhos... Porque os meus, ao teu lado, sempre se transformam nas mais lindas realizações.
Obrigada pelo ano de 2009! Desejo que continues, em 2010, com tua peculiar FORÇA e HONRA.
Beijo no coração, Narinha.