sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Para ler nas férias!!

Comprei na feira do livro deste ano que passou e estava guardando para ler somente nas férias, na beira da praia, o livro de Derek Johnston intitulado História concisa da Filosofia: de Sócrates a Derrida da Edições Rosari Ltda. Como as minhas férias ainda estão distantes e me vi um pouco desocupado nestes dias de feriadão entre o natal e o ano novo, resolvi antecipar as minhas leituras de verão e diante do fato de ter gostado bastante do livro, trago aqui como dica de leitura de férias.
História concisa da Filosofia: de Sócrates a Derrida
Derek Johnston
Edições Rosari Ltda.
191 páginas
São Paulo / SP
Agosto de 2008

Este livro faz parte de uma coleção da Série Rosari de Filosofia, onde podemos encontrar, também, os seguintes títulos: Uma introdução aos vinte melhores livros de Filosofia de James Garvey, Filosofia aplicada - Política e Cultura no mundo contemporâneo de Rupert Read e O que pensam os filósofos atuais? de Jeremy Stangroom e Julian Baggini.

O livro de Derek Johnston foi escolhido para ser o primeiro da série, proporcionando ao leitor mais um veículo para a divulgação e propagação da filosofia. Trata-se de um texto introdutório, direcionado aos leitores que querem conhecer mais sobre o tema e, também, para aqueles que querem entrar em contato pela primeira vez com este vasto assunto.

O livro está organizado, nas suas 191 páginas, em quinze capítulos, permitindo ao leitor uma trajetória rápida e apaixonante sobre o pensamento de filósofos de várias épocas, apresentados de maneira cronológica, iniciando por Sócrates e Platão, transitando por Aristóteles, Epicuro e Zenão, Tomás de Aquino, René Descartes, Locke e Montesquieu, Benedito Espinosa, David Hume, Immanuel Kant, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Ludwig Wittgenstein, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e finalizando com Jacques Derrida.

A filosofia é uma disciplina que se ocupa fundamentalmente do pensamento. Mas mesmo os filósofos profissionais não compartilham de uma definição comum ou absoluta, pois a palavra “Filosofia” costuma ser usada de diversas formas e com diversas interpretações. Pensar no abstrato, em idéias básicas que direcionam a vida cotidiana ou nas razões e objetivos possíveis de serem extraídos da vida, são formas de utilizar esta palavra.

O livro não pretende adotar nenhuma definição específica de filosofia. A proposta é oferecer ao leitor exemplos de como o assunto foi abordado por importantes filósofos e sobre o tipo de questões que eles levantam, mais que as respostas que dão. Para tal, vários ramos da filosofia são abordados ao longo do texto. A epistemologia é o ramo da Filosofia que pergunta como sabemos as coisas e o que significam as palavras “saber” e “conhecer”. A lógica ocupa-se das regras necessárias para que possamos pensar com cuidado e confiança e trata de como e quando devemos aplicá-las. A metafísica refere-se ao estudo do ser enquanto ser, tentando aplicar a razão às coisas que estão além de nós, estudando-as em si. A ética ocupa-se do certo e errado, buscando reconhecer quais ações são corretas e quais são incorretas, quais são as minhas obrigações e deveres. A política é o ramo da ética que investiga o modo como vivemos em comunidade e estuda as formas de governo examinando quem está legitimado a elaborar as leis e de onde vem esta legitimação. A estética dedica-se à arte e à beleza, bem como, as reações dos seres humanos a elas.

Estas são apenas algumas das diversas divisões da filosofia. Outras tantas poderiam ser acrescidas, como a psicologia, a matemática e a lógica, que com o passar do tempo, diante do seu grau de desenvolvimento e especificidade, tornaram-se completamente independentes.

Ao longo do texto o leitor notará claramente que nem todos os filósofos concordam quanto às muitas respostas que tem sido propostas e que eles, nem sempre, concordam sobre a prioridade e relevância das questões levantadas. Reside neste aspecto a dimensão fascinante da filosofia: mais importante do que achar respostas absolutas é a profícua e instigante formulação das perguntas.

Mas por que, então, vale a pena preocupar-se com a Filosofia? Também, diante desta questão os filósofos divergem, cabendo ao leitor, diante do conteúdo do texto, definir para si suas razões e respostas possíveis. A Filosofia consiste em disciplina, clareza e racionalidade. Consiste em pensar profundamente sobre um problema e criticar, avaliar e julgar cuidadosamente, considerando diante dos fatos e das divergências que a crítica – ao contrário do que muitos pensam – não é uma palavra negativa, ela consiste em examinar e chegar a uma conclusão razoável diante do problema formulado.

Ao longo do texto, quinze pensadores mundialmente conhecidos por suas contribuições importantes para a Filosofia serão apresentados a partir da sua forma de pensar, seus métodos e suas capacidades de nos fazer pensar diante dos vários questionamentos elaborados por eles. Torna-se sintomático, então, verificar que cada filósofo começou sua carreira criticando e divergindo de um filósofo anterior, amplificando a idéia de que muitos deles jamais compartilhariam de uma mesma definição de filosofia, diante das grandes divergências dos seus pensamentos.

O processo de escolha dos filósofos apresentados permite reconhecer, pelo menos, três critérios propostos pelo autor: reunir pensadores filosóficos da tradição ocidental, introduzir os conceitos centrais em diversos campos da filosofia e explicitar e registrar suas preferências. Cabe destacar a facilidade da leitura e do entendimento do seu complexo conteúdo a partir de uma estruturação dos textos onde, ao longo do livro, os filósofos são apresentados a partir de uma introdução ao pensador e aos momentos que viveu, seguido rapidamente de dados sobre a sua vida para, então, discorrer mais profundamente sobre as suas idéias. Para facilitar o entendimento dos textos o autor apresenta pequenos resumos das principais idéias expressas pelos pensadores seguidos de um breve vocabulário associado ao pensamento de cada filósofo. Cada capítulo termina com uma breve avaliação com o propósito de convidar o leitor a aceitar ou a rejeitar as idéias apresentadas, possibilitando, assim, que o leitor comece a pensar como um filósofo.

A Filosofia é um processo contínuo de julgar o modo como as pessoas pensam e de abrir possibilidades para o “pensar de modo diferente”. Essa é a principal aventura para qual, esperançosamente, este livro convida o leitor.

2 comentários:

gabriel gallina disse...

véio, pára com essas coisas de filosofia e textos complicados. tu era mais engraçado quando só lia playboy.

Eloí disse...

Legal este livro mesmo..