sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Atelier 2 - Avaliações

Turma,

Ontem finalizamos a nossa longa e prazerosa jornada de análise dos trabalhos finais de conclusão do curso. Foram 3 dias, nos turnos da tarde e da noite, de total imersão na análise criteriosa e na discussão aprofundada e calorosa dos trabalhos apresentados.

Conforme o combinado, ao longo das minhas considerações verbais, fui deixando o mais claro possível os méritos de cada trabalho, indicando diretamente a aprovação daqueles projetos que reuniam os elementos necessários para a conclusão desta jornada, bem como, destascando os pontos em que alguns trabalhos ainda demonstravam fragilidades das mais diversas ordens e que, portanto, deviam ainda ser complementados.

O resultado destas discussões e considerações estão registradas nos boletins de avaliação que fui redigindo, na forma de ata, ao longo das apresentações e das considerações dos componentes das bancas. Estes boletins serão encaminhados para todos em breve, juntamente com as planilhas de avaliação contendo as notas parciais e a nota final de cada trabalho, para que o aluno possa reconhecer as qualidades e as fragilidades de cada trabalho.

O balanço final dos componentes das bancas que nos acompanharam é bastante bom. Ouvi deles que os nossos bons trabalhos, seriam bons em qualquer outra escola do nosso estado. Assim como ouvi, também, que temos muito ainda que trabalhar para atingirmos o nível de excelência que queremos ter. Vamos em frente, pois nossa jornada está ainda começando!!

O processo de avaliação para aferição do grau final dos projetos ainda não acabou. Estive hoje novamente em nossa escola revisando detalhadamente cada um dos trabalhos, buscando extrair deles, todas as qualidades necessárias para amplificação das avaliações de todos. Em alguns casos, principalmente naqueles em que o trabalho se encontrava completo (elementos do edital), pude ainda revisar alguns conceitos sugeridos pelos componentes das bancas, noutros casos, infelizmente devido a falta de elementos ou por estarem incompletos para a etapa final, isto não foi possível.

Volto ao nosso atelier, mais uma vez, amanhã para, então, analisar detalhadamente as planilhas de registro das orientações, buscando ancorar a decisão final da avaliação aos elementos que explicitem o grau de envolvimento dos alunos para com as atividades de orientação dos trabalhos.

Minha previsão é trabalhar ao longo deste final de semana, refletindo sobre o processo de trabalho e desenvolvimento do projeto de cada um ao longo do semestre para somente, então, divulgar o conceito e a nota final de cada trabalho. Como todos sabem, tenho 48h após a dissolução da última banca (quinta-feira, 17 de dezembro, 22h) para divulgar os resultados. Portanto, tenho como prazo, às 22h da segunda-feira, dia 21 de dezembro. Certamente não vou me estender até lá, pois sei da curiosidade e da angústia de cada um querendo saber o seu resultado final. Apenas, peço-lhes um pouquinho mais de paciência para que seja possível considerar não somente a produção final dos alunos, mas, fundamentalmente, considerar o produto final + o processo de desenvolvimento do trabalho.

Aproveito, ainda, para lembrar-lhes que as avaliações não seguem um padrão comparativo, buscando estabelecer balizamentos equivocados entre os vários e distintos trabalhos apresentados. Cada trabalho é incomparável e integro em sí mesmo, com suas características e complexidades específicas, portanto, a avaliação justa e correta levará sempre em consideração os desafios definidos pelo próprio aluno, pelas demandas funcionais, formais e técnicas geradas por cada tema, programa e sítio e pelos resultados atingidos. Não obstante a isto, torna-se necessário demonstrar capacidade plena de desenvolvimento de todos os elementos que constituem a entrega final (desenhos e maquetes), buscando explicitar trânsito e controle adequados pelos 3 pilares que definem o trabalho de conclusão de curso: aptidão, autonomia e autoria.

Espero que todos estejam bem e mais tranquilos após o término da nossa jornada de trabalho. Tenho recebido algumas manifestações carinhosas de colegas expressando que a "ficha ainda não caiu". E é assim mesmo que acontece... Logo, logo vocês sentirão dentro dos corações os novos chamados para outros tantos desafios gerados pelo nosso ofício de arquitetos e urbanistas e será neste momento, então, que vocês se sentirão verdadeiramente arquitetos.

Desde já, lhes digo que foi um prazer especial conviver com esta turma ao longo deste ano. Vocês são a última turma de alunos que foram meus na antiga Prática de Projetos 1. Daqui, para frente, não conheço mais ninguém, além dos rostos vistos nos corredores da nossa escola. Além disto, enfrentamos juntos, neste ano que passou, as mais dolorosas dificuldades e barreiras éticas e morais vividas por nossa escola. Nossas integridades e o nosso destacado espírito de grupo, nos fez sobreviver a todas estas crises. Me senti orgulhoso por ver a garra e a energia de cada um, não somente no trato das questões específicas dos seus trabalhos, mas também, lutando para resgatar o espaço universitário digno, perdido por nossa escola nos tempos difíceis de "gestão temerosa" do antigo comando.

Sobrevivemos de cabeça erguida!
É assim que tem que ser!!
Sentirei saudades de vocês!!
Antes de segunda-feira vocês terão suas avaliações finais!!

Um abraço, um beijo carinhoso e até breve!!

Nenhum comentário: