quinta-feira, 19 de março de 2009

Cubo mágico

Aqui estou eu revirando alguns tutoriais na Internet com o intuito de lembrar como é que se monta este brinquedo chamado Cubo Mágico. Não sei ao certo como é que este brinquedo veio parar aqui em casa. Sei apenas que o Pedro, meu menino de 5 anos, estava andando com ele para lá e para cá dentro de casa quando previsível e temerosamente ele me pediu para arrumar as cores do cubo!!

Pânico imediato!!!

Rapidamente fui azeitando as engrenagens das antigas lembranças dos velhos brinquedos para ver se ainda residia em algum lugar remoto da minha memória alguma informação útil que pudesse me tirar heroicamente desta grande enrascada.

Perda total de tempo, pois não achei nenhum registro sobre o assunto nas dobraduras do meu cérebro.

Se você tem filhos curiosos - e toda criança é curiosa - sabe bem do que eu estou falando. Aquele sentimento de auto-resignação diante da fragilidade revelada da nossa - neste caso, da minha - total incompetência para este tema tão complexo.

É provável que você e eu estivéssemos totalmente preparados para responder questionamentos sobre os grandes mistérios da humanidade, grandes invenções e seus inventores, grandes descobertas ou sobre os grandes feitos da ciência. Mas não!! A pergunta foi: Pai, como eu monto este brinquedo?

Certamente você já brincou com ele. O sedutor e colorido Cubo Mágico!! Seu idealizador e criador foi Erno Rubik, professor de design de interiores da Academia de artes e trabalhos manuais de Budapest.

Em 1974 o primeiro protótipo foi desenvolvido. Erno Rubik inspirou-se em quebra-cabeças já conhecidos, como o Tangram. No início a idéia parecia impossível criar um mecanismo para sustentar os cubos devido a grande quantidade de movimentos possíveis, mas Rubik acabou encontrando a solução enquanto observava despreocupado o curso do Rio Danubio numa tarde de domingo.

Em 1978 o cubo começava a ser produzido. Mesmo sendo inicialmente rejeitado, um ano depois, atingira uma publicidade tal que se podia ver pessoas entretidas com seus cubos nos trens, restaurantes, etc.

Sua explosão de popularidade iniciou-se em 1980, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional. Mesmo saindo da Hungria aos milhões por ano, a demanda não era contida, surpreendendo os industriais. Em 1981 a demanda cresceu exponencialmente. Foram criados centros de produção na China, em Hong Kong, no Brasil, entre outros.

O desejo de ver as seis faces do cubo organizadas atingia todas as idades e profissões. Foram lançados mais de 60 livros para ajudar tais pessoas. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o torna um brinquedo genial.

Em 1985 os direitos autorais sobre o cubo foram comprados por Seven Towns, que o reintroduziu no mercado, obtendo muito sucesso. Atualmente Erno Rubik e Seven Towns trabalham próximos. Rubik está engajado a descobrir novos quebra-cabeças e continua sendo o principal beneficiado com sua invenção.

Quando você manuseia o cubo, você gira suas camadas, porém, o objetivo é tornar suas faces homogêneas.

São 26 pequenos cubos externos, e um cubo 'invisível' em seu interior que, na verdade, é o mecanismo que permite que os cubos externos se movam. São 8 cubos de canto, com 3 cores, 12 cubos de borda, com 2 cores e 6 cubos centrais com apenas uma cor.

Os cubos centrais são fixos entre si, de forma que, se você possuir o Cubo de Rubik original, o cubo central azul será sempre oposto ao verde, o amarelo ao branco e o vermelho ao laranja. A cor do cubo central determina a cor de sua face.


Movido, então, pela sinceridade que sempre temos que ter com as crianças nesta hora e diante da nítida e estampada verdade de não saber fazer, peguei-o pela mão e sentei em frente ao computador - este oráculo dos tempos atuais - e passei a buscar a solução para este problema (problema que eu nem tinha antes deste fato).

Para minha felicidade consegui recuperar meu lugar de herói e sábio conselheiro do Pedro diante da grande façanha de ter montado o cubo mágico, embora eu tenha notado um ar de desconfiança no seu inocente olhar, afinal de contas a montagem não aconteceu somente por méritos meus!!

Não pense que os tutoriais me transformaram num recordista, aos moldes dos filminhos que podemos ver na Internet. Levei um tempão montando. Por sorte, o Pedro lentamente foi perdendo o interesse - ou o saco - de ficar sentadinho olhando minha indiguinação diante desta tarefa. Confesso que tentei algumas vezes desencaixar os cubos e montar novamente já ordenados corretamente por suas cores. Mas logo abandonei esta idéia. Não pegaria bem! E é claro: não consegui desengatar o encaixe!!

Dito isto, revire seu velho baú de coisas legais do passado, ache seu cubo mágico e comece a brincar!! Sabe-se lá se daqui algum tempo você não precisará ter estas lembranças revisitadas.

2 comentários:

Môni disse...

Paulo
Esse brinquedo é realmente genial! Eu mesma fico um tempão tentando jogar... e... não acertar! O Gabi ganhou uma versão moderna desse cubo, eletrônica onde podemos jogar em até 4 parceiros. Muito bom!!! O cubo dá os comandos de voz e lá vamos nós.
Mas crianças são assim... muito curiosas e sempre prontas para nos desafiar com perguntas desconcertantes, como essa q o meu pitoco me fez no carro essa semana: Mãe, qual é o sentido da vida?
É por isso que somos pais tbm; para aprender...
Mil beijos

disse...

O cubo mágico...ainda tenho!! Noto que vários brinquedos da infância estão sendo relançados,lembro de vários quando vou nas lojas de brinquedos com minha sobrinha e afilhada quando estão no Brasil,impossível sair com a Constança e não entrar em uma loja dessas,que também tem 5 anos e adora.
A propósito, no jornal Zero Hora do dia22/12/2008 no caderno Global Tech saiu uma reportagem de como resolver o cubo, guardei a reportagem para nas férias resolver, o que não ocorreu ..férias,mas o jornal ainda está a minha espera, quem sabe para as proximas férias!!hahahaha!!!

bjs