quarta-feira, 17 de setembro de 2008

17 de Janeiro de 2009

Meus queridos afilhados da Fau Ulbra,

Foi com muita emoção que ontem recebi o honroso convite para ser o paraninfo desta turma de jovens arquitetos!! Não acredito quer exista maior distinção acadêmica que um professor possa receber do que esta que vocês estão me proporcionando, me escolhendo para conduzí-los, neste belo e simbólico ritual de passagem, da vida acadêmica para os encargos da vida profissional!


Ontem no caminho de volta para casa, envolto na alegria e emoção do convite, me vi revisitando os fatos de um passado já distante na linha do tempo (neste final de ano completo 20 anos de formatura), quando, então, estava eu ainda concluindo minha formação e experimentando estas mesmas emoções que vocês estão vivendo, no desenvolvimento e finalização do trabalho de conclusão de curso!!

Quantas coisas por fazer e uma linha do tempo nem tão elástica e generosa assim, nos fazendo sentir, angustiados, que as tarefas pareciam não caber nos tempos disponíveis!! Lembro, em especial, e falei sobre isto na aula de ontem, da emoção que senti no dia que experimentei a toga, algumas semanas antes da formatura (que naquela época ainda acontecia, tão logo, o semestre finalizava). Mesmo sabendo que, mais cedo ou mais tarde, o tão sonhado dia da formatura chegaria, pareceu, naquele momento, que de fato, uma parcela muito importante das nossas vidas estava sendo concluída e outra começava a se abrir para cada um de nós!! Lembro de como foi importante para mim este momento!! É como se ali, a coroação de um grande sonho antigo, começasse, de fato, a se concretizar!! E se concretizou!!!

Penso que vocês devem ter experimentado um pouquinho desta emoção neste domingo que passou, na cerimônia das fotografias, já vestidos com a toga!! Portanto, meus queridos afilhados, levem no peito este orgulho de terem experimentado esta roupa e tudo o que ela significa. O dia 17 de janeiro de 2009, mesmo se tratando de uma data do ano que vem, não está assim tão distante. Podem ter a certeza que a emoção da noite da formatura é extremamente maior e mais linda do que esta que vocês sentiram no domingo passado, portanto, se dediquem ao máximo nesta reta final. Faltam um pouco mais do que 70 dias para a entrega final dos nossos trabalhos. Muitas coisa ainda temos que fazer e muitas etapas ainda temos que vencer. Mas certamente vai valer a pena!!!

Valeu mesmo!! De coração, muito obrigado!! Tomarei esta homenagem como um grande incentivo para o meu trabalho diário no atelier!! Super abraço e muito sucesso nesta jornada que irá nos conduzir até o dia 17 de janeiro de 2009!!

Contem sempre comigo!!

Força e Honra
Saudação Romana

Nenhum comentário: