quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Poderia ter sido melhor? Poderia...

Hoje acordamos cedo!! O relógio mal estava marcando 8h da manhã e a casa já estava em movimento. A casa não, as pessoas da casa!! O Pedrinho acordou um pouco preocupado com a festa da virada do ano e seus vários fogos de artifício - ele não curte muito aquela barulheira dos fogos -, a Narinha acordou totalmente envolvida com as demandas da festinha da virada do ano que sempre fazemos na casa da minha sogra, reunindo toda a família, e eu acho que ainda não acordei...

Ontem foi um dia bem legal com várias festinhas. Começando com a tradicional Muvuca de final de ano na casa do Diniz, com os amigos reunidos ao redor de boas bebidas, charutos, vários assuntos e com aquele churrasco maravilhoso que somente o Diniz sabe assar, passando por pequenas comemorações de final de ano nos ambientes de trabalho e terminando num encontro festivo e acalorado com os meus grandes parceiros de atelier na FauPucRS. Acho que é por isto que eu estou meio zonzo e ainda não acordei...

Hoje o dia está simplesmente lindo e ensolarado, como devem ser os dias de verão. Uma leve brisa atenua o calor insuportável que temos experimentado nos últimos dias. A Narinha já saiu para fazer seus vários compromissos para a festa, o Pedrinho está vendo televisão e eu estou aqui escrevendo, olhando pela janela e pensando que seria uma boa idéia pegar um livro, uns brinquedinhos, juntar as toalhas e sungas e ir correndo para a piscina com o Pedrinho!!


Ele veio agora me avisar que a mamãe já saiu para "arrumar as coisas do ano novo" e eu fiquei refletindo e construindo imaginariamente sua frase, pensando nas várias pessoas que hoje abriram mão das suas diferenças, rivalidades, conflitos, crises e, ouvindo a um chamado universal, deram uma trégua às batalhas insolúveis e, também, "saíram para arrumar as coisas do ano novo". É justamente esta trégua, na forma de distanciamento crítico, que transforma o dia de hoje num dia de aparente paz universal. Os grandes conflitos universais da humanidade ficam aguardando, em paz, esta centelha de lucidez das pessoas, nem que seja por um breve período de tempo.

Então ficamos nos perguntando, ainda movidos por este distanciamento crítico, o que acontece com estas pessoas nos demais 363 dias do ano, que consomem uma energia infinita dando espaço para os conflitos que, na maior parte dos casos, nunca valem a pena? De qualquer forma, tem-se sempre a certeza de que, pelo menos, no último dia do ano que sai e no primeiro dia do ano que chega a vida resgata sua condição ética e moral primordial, onde todos são iguais e todas as horas são de reconciliação. É como se fosse uma auto-indulgência. Temos a certeza absoluta de tudo o que não fizemos certo ou de tudo o que não fizemos neste ano que termina, mas com as possíveis culpas atenuadas pela magia da virada do ano com suas naturais absolvições.

Mais importante e sensato seria, diariamente, agir para arrumar as coisas do ano novo, num exercício continuado de construção de um mundo melhor para a gente e para todos aqueles que orbitam as nossas vidas.

2009 está indo embora. Ano vai, ano vem, como na metáfora do andar de balanço (ver postagem de 31 de dezembro de 2008). Poderia ter sido melhor? Poderia...

Poderíamos ter estado mais próximos dos nossos bons amigos, poderíamos não ter visto tantas injustiças sociais amplificadas em nosso país, poderíamos ter visto nossa bela Porto Alegre desenvolver melhor o seu potencial para tantos projetos e investimentos necessários, poderíamos não ter visto o Rio Grande do Sul tão mergulhado numa gestão política e financeira temerosa, poderíamos ter tido mais fé e esperança na capacidade de gestão dos interesses coletivos dos nossos governantes, poderíamos não ter visto tanta roubalheira descarada e tanta impunidade, poderíamos ter tido mais segurança pública, poderíamos ter alcançado o título máximo e não somente o vice campeonato, poderíamos ter tido mais investimento em saúde e educação, poderíamos ter visto mais comprometimento ético e moral dos nossos administradores, poderíamos não ter visto tanta gente boa se dobrando ética e moralmente diante da necessidade de fazer alianças políticas para salvaguardar a manutenção de situações aparentemente estáveis, poderíamos ter experimentado o prazer de ver e trabalhar as questões coletivas mais do que as individuais, poderíamos ter visto mais humildade e menos arrogância nos ambientes de trabalho, poderíamos ter tratado melhor o meio ambiente e seus escassos recursos naturais... Mas as coisas que não vimos, fizemos ou experimentamos em 2009 ficam, em parte, como propostas para 2010. Propostas de ação concreta ou de fiscalização rigorosa.

Mas foi um ano bom. Minha família esteve mais unida, meu filho Pedro cresceu mais alguns centímetros com sua saúde perfeita, minha mulher amada continua cada vez mais linda, meu escritório esteve bem nos seus seis primeiros meses de nova sede e completamos um ano super feliz na nossa casa nova.

O que mais se leva desta vida?

Aproveito para agradecer e retribuir os vários votos de um feliz 2010, desejando aos meus amigos de fé e irmãos camaradas um ano repleto de paz, alegria, harmonia, saúde do corpo e da alma, trabalho, muito trabalho, coragem, atitude, alguma grana, muita fé e esperança em dias melhores, lucidez para definição dos novos desafios, humildade, tolerância, correção, ética e honra para enfrentar as coisas do dia a dia e muito amor nos corações!!

Um super abraço e um beijo carinhoso!!

Força e Honra
Saudação Romana

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Clube do desenho 2010!!

Queridos amigos,

Passei parte da tarde de hoje na Puc com a Beatriz analisando os trabalhos de vocês. Nossa, que saudade que me deu vendo todos aqueles desenhos e, principalmente, lembrando dos bons e alegres momentos que passamos juntos, contagiados pelo prazer da aventura de estarmos reunidos registrando graficamente as coisas da nossa bela cidade.

Como se não bastasse, fomos analisando os trabalhos, um a um, tendo como fundo visual e musical aquela bela e emocionante animação reunindo as imagens dos nossos encontros e saídas de campo!! Muito obrigado pelo carinho de todos!! Puxa vida!! Que alegria ter vivido tudo aquilo com vocês!! O que mais se leva desta vida, senão o prazer e o privilégio de fazermos amigos, além das obrigações diárias do nosso trabalho? Valeu!!

Deixamos os trabalhos lá na secretaria para que vocês possam retirá-los e, principalmente, para que todos possam continuar esta aventura sem fim e sem volta de desenhar o mundo ao nosso redor!!

Lhes desejo um ótimo natal de paz e harmonia e um 2010 repleto de alegria, saúde e amor nos corações. Já ia me esquecendo, lhes desejo um 2010 com muitos desenhos e com muitos encontro do clube do desenho!!

Vocês estão tatuados no meu coração!!
Super beijo e abraço carinhoso!!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Avaliação FauUlbra - Atelier 2

Turma,

Conforme o prometido, acabo de publicar as notas finais no sistema da Ulbra, antes do prazo regulamentar. Não sei se o acesso, por parte de vocês, é imediato ou se ainda leva um tempinho para o sistema liberar os resultados. De qualquer forma, meu compromisso de divulgar as notas finais antes da segunda-feira está cumprido.

Como escrevi na postagem anterior, revisei todos os trabalhos, diário de frequência no atelier, fichas de registro das orientações, participações ativas no atelier e as etapas preliminares de avaliação. Tudo para extrair o máximo possível de resultados positivos que pudessem reverter algumas avaliações pouco satisfatórias. Em alguns casos foi possível, noutros não.

Tenho dito no atelier, com alguma frequência ao longo do semestre, que retrospectos de avaliações preliminares baixas ou medianas requerem sempre trabalhos finais completos para que seja possível equilibrar a balança final, sempre em favor do aluno. Quando isto não acontece, torna-se difícil amplificar a avaliação, mesmo reconhecendo os méritos de cada trabalho.

Dito isto, divulgo agora os dados estatísticos deste semestre:

- matriculados: 31 alunos
- trabalhos entregues: 28 alunos
- trabalhos aprovados: 25 alunos
- desistências: 3 alunos
- reprovações: 3 alunos
- média da turma da tarde: 6,462
- média da turma da noite: 7,333
- trabalhos nota 10,0: 1 aluno
- trabalhos nota 9,0: 4 alunos
- trabalhos nota 8,5: 2 alunos
- trabalho0s nota 8,0: 1 aluno
- trabalhos nota 7,0: 7 alunos
- trabalhos nota 6,5: 4 alunos
- trabalhos nota 6: 6 alunos

Ao longo da próxima semana vou encaminhar a planilha de avaliação geral com o boletim reunindo os pareceres elaborados ao longo das bancas para cada trabalho. No início da semana que vem estarei totalmente envolvido com os trabalhos do Atelier 1, cuja entrega ocorre na terça-feira!!

Um super abraço e ótimo final de semana!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Atelier 2 - Avaliações

Turma,

Ontem finalizamos a nossa longa e prazerosa jornada de análise dos trabalhos finais de conclusão do curso. Foram 3 dias, nos turnos da tarde e da noite, de total imersão na análise criteriosa e na discussão aprofundada e calorosa dos trabalhos apresentados.

Conforme o combinado, ao longo das minhas considerações verbais, fui deixando o mais claro possível os méritos de cada trabalho, indicando diretamente a aprovação daqueles projetos que reuniam os elementos necessários para a conclusão desta jornada, bem como, destascando os pontos em que alguns trabalhos ainda demonstravam fragilidades das mais diversas ordens e que, portanto, deviam ainda ser complementados.

O resultado destas discussões e considerações estão registradas nos boletins de avaliação que fui redigindo, na forma de ata, ao longo das apresentações e das considerações dos componentes das bancas. Estes boletins serão encaminhados para todos em breve, juntamente com as planilhas de avaliação contendo as notas parciais e a nota final de cada trabalho, para que o aluno possa reconhecer as qualidades e as fragilidades de cada trabalho.

O balanço final dos componentes das bancas que nos acompanharam é bastante bom. Ouvi deles que os nossos bons trabalhos, seriam bons em qualquer outra escola do nosso estado. Assim como ouvi, também, que temos muito ainda que trabalhar para atingirmos o nível de excelência que queremos ter. Vamos em frente, pois nossa jornada está ainda começando!!

O processo de avaliação para aferição do grau final dos projetos ainda não acabou. Estive hoje novamente em nossa escola revisando detalhadamente cada um dos trabalhos, buscando extrair deles, todas as qualidades necessárias para amplificação das avaliações de todos. Em alguns casos, principalmente naqueles em que o trabalho se encontrava completo (elementos do edital), pude ainda revisar alguns conceitos sugeridos pelos componentes das bancas, noutros casos, infelizmente devido a falta de elementos ou por estarem incompletos para a etapa final, isto não foi possível.

Volto ao nosso atelier, mais uma vez, amanhã para, então, analisar detalhadamente as planilhas de registro das orientações, buscando ancorar a decisão final da avaliação aos elementos que explicitem o grau de envolvimento dos alunos para com as atividades de orientação dos trabalhos.

Minha previsão é trabalhar ao longo deste final de semana, refletindo sobre o processo de trabalho e desenvolvimento do projeto de cada um ao longo do semestre para somente, então, divulgar o conceito e a nota final de cada trabalho. Como todos sabem, tenho 48h após a dissolução da última banca (quinta-feira, 17 de dezembro, 22h) para divulgar os resultados. Portanto, tenho como prazo, às 22h da segunda-feira, dia 21 de dezembro. Certamente não vou me estender até lá, pois sei da curiosidade e da angústia de cada um querendo saber o seu resultado final. Apenas, peço-lhes um pouquinho mais de paciência para que seja possível considerar não somente a produção final dos alunos, mas, fundamentalmente, considerar o produto final + o processo de desenvolvimento do trabalho.

Aproveito, ainda, para lembrar-lhes que as avaliações não seguem um padrão comparativo, buscando estabelecer balizamentos equivocados entre os vários e distintos trabalhos apresentados. Cada trabalho é incomparável e integro em sí mesmo, com suas características e complexidades específicas, portanto, a avaliação justa e correta levará sempre em consideração os desafios definidos pelo próprio aluno, pelas demandas funcionais, formais e técnicas geradas por cada tema, programa e sítio e pelos resultados atingidos. Não obstante a isto, torna-se necessário demonstrar capacidade plena de desenvolvimento de todos os elementos que constituem a entrega final (desenhos e maquetes), buscando explicitar trânsito e controle adequados pelos 3 pilares que definem o trabalho de conclusão de curso: aptidão, autonomia e autoria.

Espero que todos estejam bem e mais tranquilos após o término da nossa jornada de trabalho. Tenho recebido algumas manifestações carinhosas de colegas expressando que a "ficha ainda não caiu". E é assim mesmo que acontece... Logo, logo vocês sentirão dentro dos corações os novos chamados para outros tantos desafios gerados pelo nosso ofício de arquitetos e urbanistas e será neste momento, então, que vocês se sentirão verdadeiramente arquitetos.

Desde já, lhes digo que foi um prazer especial conviver com esta turma ao longo deste ano. Vocês são a última turma de alunos que foram meus na antiga Prática de Projetos 1. Daqui, para frente, não conheço mais ninguém, além dos rostos vistos nos corredores da nossa escola. Além disto, enfrentamos juntos, neste ano que passou, as mais dolorosas dificuldades e barreiras éticas e morais vividas por nossa escola. Nossas integridades e o nosso destacado espírito de grupo, nos fez sobreviver a todas estas crises. Me senti orgulhoso por ver a garra e a energia de cada um, não somente no trato das questões específicas dos seus trabalhos, mas também, lutando para resgatar o espaço universitário digno, perdido por nossa escola nos tempos difíceis de "gestão temerosa" do antigo comando.

Sobrevivemos de cabeça erguida!
É assim que tem que ser!!
Sentirei saudades de vocês!!
Antes de segunda-feira vocês terão suas avaliações finais!!

Um abraço, um beijo carinhoso e até breve!!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Painel do Atelier 2

Turma,

Estou lhes enviando a listagem atualizada contendo os nomes e a ordem das apresentações dos trabalhos no painel final do Atelier 2. Lembro-lhes que todos devem estar presentes na sala 330, às 13:30h dos dias 15, 16 e 17 de dezembro para assinatura das atas. As apresentações iniciarão pontualmente às 14:00h na sala 338. As bancas são abertas ao público em geral!!

15/12
TERÇA-FEIRA
14:00h às 22:30h

Ricardo de Souza Lopes
Fabiano Lucchese Gualdi
Charles Rafael Haag
Mariliz Vieira Teixeira da Costa
Viviane Ávila Paiva
Lisines Camargo
Tatiane da Costa Silva
Graziela Gava Gonçalves
Dadja Lovato Rocha
Kethy de Oliveira Figueiredo

16/12
QUARTA-FEIRA
14:00h às 22:30h

Régis Fernando da Silva
Cynthia da Silva Mattos
Isabel Diedrich
Poliana Figueira Cardoso
Victor Pereira Salgado
Anna Denise da Silva
Natalia Puvill Pizzio
Danielli Alves da Silva
Priscila Zimmermann

17/12
QUINTA-FEIRA
14:00h às 22:30h

Fernanda Costa Brancher
Alessandra Martins
Juliana Thewes
Lisandra Gonçalves Ferraz
Cláudio Roberto dos Santos Vieira
Camila Sfreddo
Sheila Görbing
Cássio H. Teixeira dos Santos
Carla Beatriz da Costa

ATENÇÃO:

- Cada aluno terá 15 minutos para apresentar seu trabalho e os membros da banca mais 15 minutos para as devidas considerações (5 minutos cada um), totalizando 30 minutos para apresentação das propostas. Aos 12 minutos o aluno será informado do tempo e deverá se encaminhar para a finalização da apresentação. Complementações da apresentação poderão ser feitas diante da solicitação da banca.

- Solicitamos que os alunos tenham objetividade e poder de síntese na apresentação dos trabalhos, focando na apresentação daquilo que é pertinente ao projeto (tema, programa, terreno e entorno, composição, zoneamento, linguagem e caráter, materiais e técnicas construtivas), de acordo com o roteiro de apresentação fornecido em aula.

- Todos os alunos deverão estar presentas na sala do Atelier 2 (sala 330) às 13:30h, portando todos os elementos do trabalho, pois as apresentações ocorrerão de forma seqüencial.

- Todos os alunos deverão estar presentes às 13:30h no primeiro dia das apresentações, pois nesta ocasião será celebrado o ato de abertura oficial das bancas.

- O aluno que não estiver presente na sala de aula, na seqüência da apresentação, ficará fora da avaliação do projeto final.

- Após as apresentações dos trabalhos os alunos deverão levar suas pranchas e maquetes.

- Junto com a nota final do trabalho o aluno receberá um boletim contendo as considerações emitidas pelos membros da banca.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

FauUlbra - Atelier 2

Estamos chegando ao final de mais uma longa jornada de trabalho na disciplina de Atelier 2 da Ulbra - Canoas. Nesta escola, o trabalho final de curso é dividido em dois semestres: Atelier 1 e Atelier 2. No primeiro semestre (concepção), os alunos desenvolvem uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema, participam de oficinas de formulação de hipóteses de projeto e finalizam suas atividades apresentando sua idéia em nível de partido geral. No segundo semestre (materializadade), os alunos revisam o partido geral, analisam suas propostas considerando as interferências com os projetos complementares, fazem o anteprojeto e o detalhamento técnico-construtivo.

Para conclusão deste ciclo de dois semestres, o trabalho é apresentado para uma banca composta por um convidado externo, um componente do corpo docente da universidade e o coordenador da disciplina.

A lista a seguir apresenta a nominata dos componentes das bancas, cujo trabalho de análise dos projetos acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro (tarde e noite), a partir das 14 horas na sala 330 do prédio 14 do campus Canoas. Esta atividade é aberta ao público!!

15/12 (TERÇA-FEIRA)
Prof. Arq. Daniel Pitta Fischmann, Ms. (Professor e Coordenador do 1º ciclo da FauUniRitter)
Prof. Arq. Guilherme de Almeida (Professor da FauUlbra – Canoas e Torres)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto, Ms. (Coordenador do Atelier 2 da FauUlbra - Canoas)

16/12 (QUARTA-FEIRA)
Prof. Arq. Júlio Celso Borello Vargas, Ms. (Professor da Fau Feevale)
Prof. Arq. Jaime Kuck, Ms. (Professor da FauUlbra de Manaus)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto, Ms. (Coordenador do Atelier 2 da FauUlbra - Canoas)

17/12 (QUINTA-FEIRA)
Prof. Arq. Paulo Cesa, Ms. (Professor da FauPucRS)
Prof. Arq. Enaldo Nunes Marques, Dr. (Coordenador da FauUlbra de Torres)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto, Ms. (Coordenador do Atelier 2 da FauUlbra - Canoas)