terça-feira, 5 de agosto de 2008

São Paulo é demais!!

Sai de Porto Alegre hoje pela manhã tendo como destino a cidade de São Paulo. Vim participar do evento de premiação do Concurso Opera Prima 2008, que vai acontecer hoje a noite no Porão da Artes - Ibirapuera, a partir das 20 horas. Vim no vôo das 9:30h que, por milagre, saiu pontualmente, sem nenhum atraso ou outro problema qualquer. O que não deixa de ser inacreditável, em se tratando da realidade que estamos enfrentando nos últimos tempos nos aeroportos brasileiros!! Estava com um pouco de receio, pois no final de semana, no sábado mais ao certo, a situação nos aeroportos esteve, mais uma vez, bem complicada! Mas tudo bem, é preciso ter um pouquinho de sorte. E desta vez eu tive!!

Cheguei às 11:00h via Congonhas!! Estávamos já em procedimento de descida quando sentimos a abrupta aceleração do avião e uma nova subida... Todos ficaram em silêncio e com aquele olhar desconfortável de quem está louco de medo, mas não quer deixar transparecer. Então, o piloto, muito simpático, informou que não tinha conseguido "copiar" os dados da torre para uma aterrissagem segura em conseqüência das interferências geradas pelas rádios piratas de São Paulo!! Já pensou? Simplesmente, a quantidade de ondas de rádio no espaço aéreo tinha nos impedido de pousar na cidade. Não quero nem pensar mais nisto...

Na segunda tentativa, com todos a bordo na maior torcida - ou expectativa e ansiedade -, tudo deu certo e fomos informados que estava tudo bem. Passado o susto, recebemos as informações gerais da cidade. Não acreditei quando o piloto informou que a temperatura estava próxima de 25 graus!! Sai de Porto Alegre com temperatura perto dos 12 graus (na segunda-feira fez 4 graus) e cheguei, todo encasacado em São Paulo, com a temperatura beirando os 28 graus. Todos de mangas curtas no aeroporto, o maior sol e calor e eu ainda de blusão de lã e casaco de veludo!! Ainda bem que ontem, enquanto eu arrumava minha mala, na dúvida, mesmo assim joguei uma camiseta de manga curta lá para dentro, senão, eu teria que ir as compras para, ao menos, ter uma roupa de verão!! Isto mesmo, verão em pleno inverno... Coisas estranhas de um mundo estranho... Larguei as coisas no hotel, que fica aqui bem pertinho do evento, e sacrifiquei o almoço, já que tinha comido aquela maravilhosa barrinha de cereal que a companhia aérea forneceu, e fui fazer aquele imperdível roteiro básico de museus e exposições da cidade. Pelas minhas contas eu teria um pouco mais do que 6 horas para minha aventura cultural, pelo menos no curto intervalo de tempo que eu programei para isto.

Tomei um táxi e fui direto ao Masp. O tempo na rua estava começando a fechar. Já se viam nuvens escuras no horizonte e o motorista, um mineiro criado no nordeste, me informava no trajeto até o museu, as previsões para as próximas horas, ao mesmo tempo em que me apresentou sua tese sobre o desequilíbrio da natureza a as ações irresponsáveis do homem. Bem legal!! Apresende-se muito andando de táxi pelas grandes capitais. E tudo isto por R$ 20 Reais. Em São Paulo, de onde estava meu hotel e na direção para onde eu queria ir, todas as despesas eram sempre de R$ 20 Reais. Com direito a recibo e tudo!! O Masp é imperdível sempre!! Analisar com vagar aquelas obras fantásticas que fazem parte do seu acervo é um dos prazeres que não abro mão quando estou na cidade. Lá fiquei, mais ou menos, duas horas e, ainda assim, depois de muita correria, sai com aquele sentimento de não ter visto tudo o que eu queria. O primeiro pavimento estava fechado. Estão montando uma exposição de arte italiana renascentista. Acho que vai ser bem legal!!

De metrô, que é uma maravilha e custa bem barato R$ 2,40, fui até a Pinacoteca. O prédio é maravilhoso, desta vez andei ao redor da edificação antes de entrar. E as obras do seu acervo, também, são fantásticas. Por sorte, tão logo entrei na Pinacoteca, o tempo que começava a fechar, simplesmente despencou numa chuvarada daquelas. No noticiário da noite fiquei sabendo que não chovia assim na cidade desde muito tempo (1943, já pensou?). Na capital teve ventos de 70 km/h, derrubando árvores e deixando o trânsito, que já é um caos em condições normais, num verdadeiro pandemônio. Os engarrafamentos foram da ordem de 130 km. Mas tudo bem, pois o tempo da chuva (algo como 1:45h) fechou certinho com o tempo da minha visita.

Estando ali, bem pertinho, atravessei a rua e fui até a Estação da Luz. É uma viagem no tempo e no espaço entrar naquele edifício!! A força da estrutura metálica da cobertura da edificação é fantástica e emocionante.

Ao lado da estação tem o Museu da Lingua Portuguesa, também, imperdível!! Dali, também, de Metrô e sem sentir a bagunça no trânsito da cidade fui para o Centro Cultural Fiesp, ver a exposição FILE 2008 Milhões de Pixels. Fantástica!! Esta exposição já esteve em Porto Alegre no Santander Cultural. É um Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) que reúne vários artistas das mais diversas nacionalidades, tendo como tema a arte digital interativa!! Uma curtição!! Fiquei imaginando o quanto o Pedrinho (meu guri) ia gostar de brincar naqueles vários experimentos!! Ali pertinho, na Av Paulista, 901, tem a Fnac. Então, entrei lá para tomar um cafezinho e comer um pão de queijo, pois só então me dei conta que eu não tinha comido nada ainda! Valeu a dieta, pois estou com créditos (muitos créditos) nas calorias!!

Nesta altura, a chuva já tinha parado. Tinha sol novamente e um belo arco-íris coloria o céu de São Paulo. Dali, peguei um táxi e vim para o Hotel dar aquela descansada básica e tomar um banho para estar inteiro para a noite de festa que, certamente vai ser bem legal!!

Então, é isto!! Sempre que venho aqui fico com aquele sentimento bom de ter feito estas coisas muito legais. São Paulo, realmente, é demais!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

grande velho dos textos compridos! começa a colocar umas fotos dessas tuas viagens aí! lendo esse belo post paulista deu vontade de ver as coisas que tu aproveitou por lá. sp é mesmo demais!

abraço,

g

Paulo Ricardo Bregatto disse...

Bixo, cada vez mais eu fico fã de carteirinha desta cidade e suas fantásticas ofertas culturais! Não é preciso ir muito longe para se ter o que fazer!! Foi o maior barato!! O evento de premiação, como sempre, foi super bonito!! Lembras da gente na 13 edição? Claro que sim!!!

Super abraço

Anônimo disse...

Também sou fã desta cidade. Há tanto para se fazer lá que poderia passar um mês sem ver o tempo passar. Mas vou citar três coisas imperdíveis. Ir a uma exposição em algum dos vários museus. Ir a uma peça ou espetáculo musical. E como todar mulher, freqüentar a José Paulino e/ou Oscar Freire. Hahaha

Beijo! E que a próximo vôo não tenha surpresas.