segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Joe Cocker

John Robert Cocker
1944 – 2014



Foi na garagem da casa do meu amigo Renato, em Oásis do Sul, no verão de 1976, que ouvi pela primeira vez a voz vibrante e emocionada de Joe Cocker interpretando "With a Little Help from My Friends". Renatinho, como era chamado pelos amigos, trabalhava na vidraçaria do pai em Porto Alegre e era, naquela época, uma das únicas pessoas da turma da praia a ter grana suficiente para manter uma super aparelhagem de som (toca-discos, gravadores de rolo, amplificadores, enormes caixas de som, muitas luzes e um globo giratório espelhado), muitos discos de vinil com uma programação variada e atualizadíssima (long-plays e compactos), capazes de animar as nossas noites ao longo de muitos verões, e uma Caravan 76 novinha que nos conduzia – e transportava a aparelhagem – para muitos passeios animados pelo litoral quando íamos “colocar som” em alguma festinha particular. Sua aparelhagem de som era profissional e, por esta razão, frequentemente animava as “reuniões dançantes” no clube da nossa praia, a SAPOS (Sociedade Amigos da Praia Oásis do Sul). Passamos muitos verões juntos nos divertindo antes da vida adulta nos fazer atender outras demandas e nos conduzir por caminhos distintos. Infelizmente, perdemos o contato. Alguns verões atrás, passeando em Oásis do Sul, fui visitar a sua casa - que ficava ao lado da casa de um querido tio - e pude ver que ela já estava bem diferente, reformada e ampliada, mas permanecia ainda com a velha garagem no fundo do terreno, guardando os segredos das nossas impaciências juvenis e dos ótimos verões de um tempo que não volta mais.

Joe Cocker nasceu em Sheffield, Reino Unido, no dia 20 de maio de 1944. John Robert Cocker foi um dos maiores cantores britânicos de rock, influenciado no início da carreira pela "soul music". Começou sua carreira musical em sua cidade natal aos quinze anos de idade. Com o nome artístico de Vance Arnold tocou com The Avengers, depois Big Blues (1963) e Grease Band (1966). Seu primeiro grande sucesso foi a interpretação da antológica canção “With a Little Help from My Friends”, uma versão da música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page (Led Zeppelin). Em 1969 aparece no Festival de Woodstock (15, 16 e 17 de agosto de 1969), com um show consagrador. Nas palavras dele: “...tivemos uma reação emocionante quando tocamos With a Little Help from My Friends. Foi como um sentido maravilhoso de comunicação. Era o último número do show, eu lembro, mas senti que finalmente tínhamos nos comunicado com alguém”. Nos shows, Cocker exibia uma intensidade física incrível enquanto cantava, com uma envolvente presença teatral no palco. No começo dos anos 70 ele teve problemas com drogas e álcool que acabaram atrapalhando sua carreira. Conseguiu, entretanto, se livrar das drogas e retornar aos palcos nos anos 80, conseguindo grande sucesso até os anos 90. Infelizmente morreu hoje aos 70 anos de idade, vítima de um câncer de pulmão em sua casa no Colorado, Crawford. Certamente, fará muita falta no cenário musical atual.

Discografia

With A Little Help From My Friends (1969)
Joe Cocker! (1969)
Mad Dogs & Englishmen (1970)
Joe Cocker (1972)
I Can Stand A Little Rain (1974)
Jamaica Say You Will (1975)
Stingray (1976)
Greatest Hits (1977)
Luxury You Can Afford (1978)
Sheffield Steel (1982)
Civilized Man (1984)
Cocker (1986)
Unchain My Heart (1987)
One Night Of Sin (1989)
Joe Cocker Live (1990)
Night Calls (1992)
The Best Of Joe Cocker (1993)
Have A Little Faith (1994)
The Long Voyage Home (1995)
Organic (1996)
Across From Midnight (1997)
Greatest Hits (1998)
No Ordinary World (1999)
Respect Yourself (2002)
Heart & Soul (2005)
Hymn for my soul (2007)
Hard Knocks (2010)
Fire It Up (2012)


With a Little Help From My Friends
Com Uma Pequena Ajuda De Meus Amigos

O que você pensaria se eu cantasse desafinado?
Você se levantaria e me abandonaria?
Me empreste suas orelhas e eu cantarei uma canção para você
E eu tentarei não cantar fora de tom

Oh, consigo com uma pequena ajuda de meus amigos
Eu me levanto com uma pequena ajuda de meus amigos
Tentarei com uma pequena ajuda de meus amigos

O que eu faço quando meu amor está longe
Te preocupa estar só?
Como eu me sinto ao final do dia?
Você está triste porque você está sozinho?
Não, eu consigo com uma pequena ajuda de meus amigos
Eu me levanto com uma pequena ajuda de meus amigos
Tentarei com uma pequena ajuda de meus amigos

Você precisa de alguém?
Eu preciso de alguém para amar
Pode ser qualquer um?
Eu quero alguém para amar

Você acredita em amor à primeira vista?
Sim, tenho certeza que isto acontece toda hora
O que vê você quando apaga a luz?
Eu não posso te contar, mas eu sei que é meu
Oh, consigo com uma pequena ajuda de meus amigos
Eu me levanto com uma pequena ajuda de meus amigos
Tentarei com uma pequena ajuda de meus amigos

Você precisa de alguém?
Eu preciso de alguém para amar
Pode ser qualquer um?
Eu quero alguém para amar

Oh, consigo com uma pequena ajuda de meus amigos
Tentarei com uma pequena ajuda de meus amigos
Oh, eu me ponho alto com uma pequena ajuda de meus amigos
Sim, eu consigo com uma pequena ajuda de meus amigos
Com uma pequena ajuda de meus amigos

Nenhum comentário: