segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FauPucRS - 15 de agosto de 2009

Queridos Amigos da FauPucRS!!!

Nossa vida é feita de fatos e sonhos. Muitos deles conseguimos concretizar e outros tantos ficam à deriva, no plano das coisas que gostaríamos de ter vivido e feito. São as lacunas que existem na vida de cada um... Antigas lembranças, novos acontecimentos e aquele sentimento bom em preencher os velhos vazios com a alegria dos novos fatos...


Ainda estou sob os alegres efeitos da distinção acadêmica que me foi feita por vocês me convidando para ser professor homenageado desta turma (17 turma da FauPucRS) que é tão representativa e especial para mim. Mesmo tendo conseguido abraçar cada um de vcs no sábado, vou agradecendo emocionado,novamente. Mais uma vez, meus mais sinceros agradecimentos por esta grande homenagem. Este carinho que vcs me fazem veio em boa hora. Num momento de reflexões pessoais e redefinição de novos desafios, entre eles a docência...

No sábado, no caminho para casa, estando diante da emoção desta homenagem, me vi viajando no tempo e revisitando muitos acontecimentos marcantes. Vinte e um anos já se passaram desde a minha formatura... É incrível como, na lida diária, referenciados pelos acontecimentos e solicitações pontuais, não percebemos a passagem do tempo. Ainda lembro do rosto de cada um dos meus colegas, das brincadeiras e jogos de bola nos corredores, das rivalidades esportivas que chegavam a transferir datas de provas e entregas de trabalhos nos dias dos jogos, dos dias e noites em claro na execução dos nossos sonhos e ideais transformados em grandes projetos (às vezes nem tão grandes assim...).


Então fico me perguntando para onde foram os velhos e inseparáveis companheiros? Lembro dos seus sonhos e dos seus talentos, da vontade de vencer e transformar este mundo desigual... Lembro de tantas emoções boas, do juramento que fizemos de mãos dadas, numa noite de lua cheia no estacionamento da faculdade, ainda com a toga que tínhamos naquela noite experimentado, de que jamais nos separaríamos, por mais que a vida exigisse...

Onde estão os velhos companheiros??

Olho em minha volta e vejo tanta coisa ainda por fazer!!!
Muitos sonhos e pessoas ficaram pelo caminho...
É engraçado como se propagam os sentimentos verdadeiros, mesmo com a distância e com a ação do tempo, eles não morrem... Não que vivam das lembranças ou dos fatos do passado. O passado é somente uma referência temporal. Se ainda sentimos uns aos outros, então ainda estamos no presente.

Mesmo quando a vida segue o seu rumo...

Desejo-lhes nesta jornada que está em curso muito sucesso, mas acima de tudo muita coragem, pois a coragem nos dá a base sólida para sabermos superar todas as dificuldades. Desejo-lhes, também, que a emoção da noite da formatura lhes tragam toda a lucidez necessária para a definição dos próximos desafios e energia infinita para perseguir a solução de todos eles, que as boas lembranças da festa deixe lá no passado todas as suas angústias e todos os seus fantasmas errantes, que a dor e o cansaço sejam transformados em energia para a vida, que os medos sirvam somente para balizar o caminho da ética e das virtudes e que, acima de tudo, o sonho seja sempre o maior combustível na busca da realização profissional e pessoal.

Mais uma vez, meus queridos amigos, muito obrigado pelo carinho manifesto na homenagem!!
Este carinho ficará para sempre tatuado no meu coração!!!
Contem sempre comigo!!
Sinto este momento renovador como se fosse novamente a minha formatura...
Um beijo e o meu melhor abraço!!!

"Força e Honra"

Saudação Romana

2 comentários:

Limarine disse...

Obrigada por tudo, Professor Bregatto!

Aline Lima disse...

Professor Bregatto, meu querido amigo!

Agradeço muito pela mensagem que nos enviaste.
Me encantou principalmente por vir ao encontro com as coisas que ando pensando...

Apesar de não ter tido tantas oportunidades de ser tua aluna como gostaria, lembro de cada conversa que tivemos em P4, das nossas conversas cômicas em Expressão V (que eu acabei aproveitando) e ainda guardo com carinho cada rabisco que fizemos juntos naquele caderninho surrado no saguão da FauPucrs.

Acredito que o senhor tem um dom especial, o dom de ensinar arquitetura e algo mais, o dom de ensinar a ter gosto pela arquitetura.

Quando nos conhecemos eu estava pensando em desistir do curso, especialmente depois de uma maratona de fazer 3xP3. Estava absolutamente frustrada pois, antes de entrar no curso, minha vida tinha cor, música, desenhos e formas e, naquele momento, depois de ter a criatividade decepada eu me encontrava desenhando coisas que não me agradavam. Prédios que atenderiam a expeculação imobiliária mas que eu não teria nenhum orgulho em excuta-los. Estava me perguntando onde estava a arte em fazer arquitetura, se tudo o que eu precisava saber era quantas pessoas eu conseguiria colocar na menor metragem quadrada...havia perdido muito do que existia em mim em nome de alcançar a aprovação no curso.

Nessa época, lembro que o senhor propôs um trabalho intitulado "Quem sou eu" em Expressão V. Na apresentação acabei confessando o que sentia em um desenho bem simples: fiz minha linha de tempo parecer a linha de um monitor cardiaco, que pulsava na infância feliz (com um desenho desengonçado e cômico), na adolecência musical (com foto minha tocando guitarra) e, ao chegar na faculdade, a pulsação acabava (a linha tornava-se reta), me sentia meio morta desde então. Lembro da tua expressão assombrada, que tentou propor continuar a conversa mas, com medo que tinha de acabar me prejudicando resolvi não prosseguir...

Em projeto 4 eu cheguei ressabiada, sentei na tua mesa com uma proposta timida e singela de uma cobertura tipo asa de borboleta num cantinho do papel... já estava pensando na critica e em refazer pra próxima aula quando chegou a minha vez. Pra minha surpresa ao invés disto, sentaste comigo e falou: "-Achei bacana, mas que tal se essa tua borboleta levantaste vôo?" E começou a desenhar maneiras de descolar o prédio do chão, salas de imprensa suspensas por cabos, visuais internos e externos, foco do observador, conforto....UAU! Me surpreendeste de verdade! Os desenhos ficaram super legais e era a primeira vez que alguém sentava e desenhava comigo e não apenas me criticava e mandava pra casa pra pensar melhor. Daquele momento até então adquiri muita confiança no senhor, mas também muita confiança em mim mesma pois percebi que também posso ter idéias boas e se bem trabalhadas e expressadas podem ter muito valor.

Com este e-mail, quero dizer que o senhor foi muito importante pra mim durante a faculdade. Obrigada por devolver a cor, a música, o desenho, a forma e a graça na minha vida! Na minha vida e creio que na vida de muitos mais. Ser o nosso professor homenageado não é nada mais que a prova disso tudo.

Obrigada por tudo, obrigada de verdade.