quinta-feira, 28 de maio de 2009

Atelier 2 - Painel de Anteprojeto - FauUlbra

Nesta semana finalizamos a análise dos trabalhos referentes à etapa de anteprojeto. A maioria dos trabalhos ainda não conseguiu cumprir com os desafios desta etapa. Muitos trabalhos ainda se encontram em desenvolvimento ou em fase de revisão do estudo preliminar.

Abaixo listo algumas revisões gerais devem ser feitas por todos alunos:

Expressar de maneira correta os desenhos básicos de arquitetura (implantação + entorno, plantas baixas, cortes e fachadas). Apresentar as perspectivas internas ambientadas dos espaços mais importantes do projeto (espaços com maior relevância). Qualificar os desenhos a partir do domínio pleno dos fundamentos do desenho de arquitetura. Demonstrar maior controle e domínio nas especificações das penas/espessuras para plotagem. Buscar correção na representação gráfica das escadas e elevadores. Revisar/propor o tratamento paisagístico das áreas abertas, evitando as hachuras artificiais nos pisos e buscando maior intenção, significado e sentido de lugar para os espaços abertos do projeto e para o projeto de paisagismo, evitando assim as hachuras que representam apenas uma abstração gráfica nas plantas baixas. Explorar as relações funcionais diretas entre os espaços internos do pavimento térreo e as áreas abertas adjacentes, dotando-as de qualidades que oportunizem as relações de encontro. Representar graficamente no pavimento térreo o paisagismo e a pavimentação das áreas imediatamente próximas. Revisar o layout e dimensionamento do auditório/foyer e seus aspectos técnicos específicos referentes ao tratamento acústico, dimensionamentos, acessos, circulações, entre outros (para quem tem auditório). Revisar os sistemas de aberturas nas fachadas e seu potencial de estabelecer as devidas relações com o exterior, bem como, seu potencial plástico e compositivo. Trabalhar com maior afinco nas questões plásticas e estéticas buscando boa composição e caráter apropriados ao tema, ao programa e ao sítio (revisar as referências de linguagem e comprometimento formal). Revisar a modulação estrutural e o dimensionamento preliminar das estruturas e seus elementos (pilares, lajes, treliças, vigas, entre outros). Revisar as soluções estruturais que não estão graficadas corretamente nas plantas baixas, cortes e fachadas. Propor os materiais de revestimento gerais dos pisos, paredes e tetos (materiais, texturas e cores). Refletir sobre as grandes coberturas impermeabilizadas (graficar com correção nos desenhos a solução adotada). Refletir sobre a orientação correta dos brises de acordo com a orientação solar. Questionar a forma dos pilares (retangulares ou circulares) que se encontram em espaços abertos. Compatibilizar o sistema estrutural com as paredes. Observar todas as legislações específicas de cada tema (Abnt, Nbrs, código de edificações, pddu, incêndio, acessibilidade universal, entre outras). Revisar criteriosamente os espaços técnicos da edificação tais como, casas de máquinas de ar condicionado, central térmica, gerador, subestação, transformador, reservatórios (inferior e superior), entre outros. Ter condições plenas para atestar a autoria plena dos desenhos e maquetes.


Vamos lá galera!!

Força & Honra
Saudação Romana

2 comentários:

gabriel gallina disse...

... tudo isso e ainda deixar a apresentação bonita!! ahah!

que saudades dos meus tempos de estudante. a vida real é bem mais exigente que isso...

abração : )

Paulo Ricardo Bregatto disse...

Pois é Gabriel!! Nem me fala!! Estas pequenas solicitações, que deixam os alunos com os cabelos para cima, não são mais que o básico!! Tento deixar isto bem claro para eles, que nem sempre acreditam que na vida real existe este grau de exigência... Mas vamos seguindo em frente com fé e coragem em dias melhores!!
Super abraço!!