quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Construir no construído

O Portal Vitruvius publicou neste mês o artigo intitulado: Construir no construído - Pré-existência e coexistência /Relato de uma experiência didática, que apresenta a experiência pedagógica desenvolvida na disciplina de Projeto de Edificações 2, na Fau UniRitter, durante três semestres contínuos (2005/2, 2006/1 e 2006/2).

Esta experiência foi conduzida pelo Prof. Arq. Tiago Holzmann da Silva e por mim, ao longo do período em que estivemos trabalhando nesta disciplina (2004/2 até 2007/2).

O texto abaixo, apresenta o resumo do artigo que pode ser lido na íntegra no link Arquitexto 101.3, do Portal Vitruvius: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq101/arq101_03.asp
Construir no construído
Pré-existência e coexistência - Relato de uma experiência didática

Resumo

O artigo apresenta a experiência desenvolvida durante três semestres acadêmicos na disciplina de Projeto de Edificações II, do 5º semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ritter dos Reis.


O exercício proposto aos estudantes teve como tema a recuperação de área degradada em antigo bairro industrial da cidade de Porto Alegre tendo como base o programa de reconversão em planejamento – Porto Alegre Tecnópole 4º Distrito – que prevê a promoção de atividades produtivas não poluentes vinculadas à pesquisa, ao ensino e às novas tecnologias.

As intervenções dos estudantes foram realizadas com o objetivo de reforçar e consolidar a Avenida São Pedro, identificado como o eixo estruturador do bairro. O abandono de pequenos pavilhões industriais, os terrenos baldios frutos da demolição de antigas casas e sobrados e alguns outros vazios foram identificados como oportunidades para a re-qualificação do espaço urbano e construído.

A identificação do patrimônio construído na Avenida, com importante presença de edificações do período art-decó, foi um condicionante imperativo para o exercício, que deveria buscar a coexistência deste passado com as novas edificações e a harmonia entre estas e o seu entorno.

As novas edificações propostas para estes vazios foram blocos residenciais, com apartamentos compactos de tipologia variada, com objetivo de densificar a área, proporcionando moradia para os novos trabalhadores e pesquisadores. Estas edificações deveriam proporcionar atividades comerciais de caráter público na base (térreo) com o objetivo de reforçar a relação com a rua e as dinâmicas urbanas.

A metodologia utilizada no atelier foi a abordagem do tema “habitação coletiva” a partir dos conteúdos concretos envolvidos na elaboração do projeto, tais como: definição do perfil do morador, inserção urbana, forma e linguagem, habitabilidade, dimensionamento das unidades, sistema estrutural e instalações e serviços.

Os referenciais teóricos adotados em atelier foram fundamentados nos estudos sobre habitação compacta desenvolvidos pelo movimento moderno – homem-tipo, máquina de habitar – avançando também sobre propostas contemporâneas de housing, principalmente de vertente européia.

O resultado alcançado pelos trabalhos acadêmicos durante os 3 semestres do exercício foi muito positivo e nos incentivou à elaboração deste artigo, visto que foi possível comprovar a tese inicial da disciplina: o enorme potencial (didático e projetual) que o ato de propor novas edificações em um tecido consolidado (construído) oferece como processo de revitalização urbana respeitando, preservando e valorizando as pré-existências.

Paulo Ricardo Bregatto
Tiago Holzmann da Silva

Nenhum comentário: