Vocês muito bem observaram, no belo texto que foi lido ontem pela comissão de formatura (ver texto anexo), que não é a primeira vez que recebo esta homenagem. Mas devo dizer que a emoção é sempre única! Não apenas por se tratar de uma nova turma, ou pela oportunidade singular de me reciclar com a diversidade dos seus tantos projetos, ou ainda pelo prazer imensurável de me alimentar e renovar com a energia vibrante que habita o coração dos estudantes de arquitetura – com seus desejos revolucionários – mas, principalmente, pelo impacto positivo deste convite quando associado ao momento íntimo e pessoal diante da vida sempre dinâmica e em constante transformação.

Este convite vem em boa hora!
Num momento de muitas e contínuas reflexões profissionais e pessoais. A atividade docente é uma experiência apaixonante, mas repleta de altos e baixos. De um lado o prazer do convívio com todos vocês e a oportunidade de participar da revisão e da reconstrução ética da nossa sociedade - tão carente das nossas ações - pela visão transformadora dos seus projetos. De outro, pelo enfrentamento diário das dificuldades impostas por um mercado exageradamente capitalista que transformou de maneira acrítica e massificada a formação universitária em mercadoria, passando por cima de questões pertinentes às reais demandas da sociedade tão carente dos efeitos benéficos do ofício da arquitetura e urbanismo. Talvez, também por esta razão, vemos as nossas cidades crescendo desordenadamente sem o adequado e criterioso planejamento e com novas edificações e espaços privados e públicos desprovidos de qualidade. Muita construção e pouca arquitetura e urbanismo. Muito temos discutido isso nos diversos ateliês de nossa escola. Portanto, como vocês podem constatar, não são poucas as vezes que, diante de tantas barreiras e dificuldades, vamos nos perguntando se estamos agindo certo e, até mesmo, se estamos no caminho correto. Com o reconhecimento de vocês, com aquela emocionante homenagem de ontem, posso presumir que estamos juntos trilhando um bom caminho.
Foto: Daniel Pitta Fischmann
Por isso digo-lhes que esta homenagem vem em ótima hora!! Funcionando como um grande e fortalecedor estímulo para seguir em frente. Tenham a certeza que tomarei este convite como uma carga rápida de energia positiva para continuar participando ativamente na Universidade, no escritório e na política profissional, defendendo sempre os princípios fundamentais do nosso ofício.
De coração, muito obrigado por esta homenagem!
Um abraço carinhoso e fraterno!
Contem sempre comigo!
Um comentário:
Que lindooo. Merecido e mais um montão por vir... Tudo isso é só reconhecimento pelo ótimo professor que tu és. Parabéns!!
Postar um comentário