segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Enade 2008

O MEC (Ministério da Eduação) divulgou os dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2008, nesta quinta-feira (3 de setembro). A nota de cada faculdade é um indicador da qualidade do ensino. No país, uma em cada três graduações avaliadas teve nota ruim (conceitos 1 e 2).

O conceito Enade mede a formação do universitário em fase de concluir seu curso. Assim, o baixo desempenho é um indicador de que a formação de quem vai ingressar no mercado de trabalho deixa a desejar.

Mais de 380 mil universitários fizeram as provas do Enade 2008 nas seguintes áreas do conhecimento: matemática, letras, física, química, biologia, pedagogia, arquitetura e urbanismo, história, geografia, filosofia, computação, ciências sociais e engenharia.

Cada curso de graduação pode tirar nota de 1 a 5 (1 e 2 são considerados desempenhos insatisfatórios). Na última edição da prova foram avaliados 7.329 cursos - dos quais 4.819 obtiveram conceitos. No total de cursos, 1.752 obtiveram conceitos 1 e 2 (representando 36,4%). Entre as graduações de ponta (conceito 5), estão apenas 293, o que mostra que existem apenas seis bons cursos superiores em cada cem.

Conceito Enade

Leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação, no Enade. Mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados. O Enade é aplicado todos os anos a parte das graduações do país. Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, o exame que foi aplicado para Arquitetura e Urbanismo ocorreu em 2008, portanto ele só será repetido em 2011.

Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do Inep.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Calcula-se o conceito do curso pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final do curso, enquanto que a parte de formação geral contribui com 25%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

Conceito IDD

O Enade não distingue se os alunos saem bem da faculdade porque já eram bons antes de entrar ou se a instituição ofereceu um ensino de qualidade. Para tentar descobrir o quanto a instituição de ensino ajudou o universitário, foi criado o IDD. O IDD tenta isolar o efeito do ingresso do aluno. Mostra o quanto a faculdade acrescenta aos estudantes.

Tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende-se que essas informações são boas aproximações do que seria considerado efeito do curso.

O IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes.

Conceito IDD é uma transformação do IDD Índice, de forma que ele seja apresentado em cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível no IDD Conceito.

Conceito CPC


O CPC já é um indicador com mais variáveis. Ele leva em conta a formação dos alunos, o IDD e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino.
Veja como é sua composição:

30% - IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra o quanto o aluno aprendeu na faculdade;
15% - nota dos ingressantes;
15% - nota dos concluintes;
20% - proporção de professores com doutorado;
5% - proporção de professores com mestrado;
5% - regime de trabalho dos professores (dedicação parcial ou integral);
5% - boa infraestrutura, de acordo com a opinião dos alunos;
5% - boa organização didático-pedagógica, segundo a opinião dos estudantes.

Resultados dos cursos gaúchos

A ordem numérica apresentada abaixo corresponde aos seguintes conceitos na ordem que segue, Enade, Idd e Cpc

Feevale – 3, 4, 4
Ipa – SC, SC, SC
PucRS – 4, 4, 4
Ucpel – 2, 2, 2
Ucs – 4, 4, 3
Ufpel – 3, 3, 3
Ufrgs – 5, 5, 5
Ufsm – 5, 4, 4
Ulbra Canoas - 2, 3, 3
Ulbra Santa Maria – 3, 4, 3
Ulbra Torres – 3, 4, 3
Unicruz – 3, 4, 3
Unifra – 4, 4, 3
Uniritter – 3, 3, 3
Unisc – 4, 4, 4
Unisinos – 3, 4, 4
Univates – 5, SC, 4
Upf – 3, 3, 3
Urcamp – 4, SC, 3
Uri – 2, 3, 3

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