quinta-feira, 2 de julho de 2009

Um ano passa rápido!!

"Tempus fugit"

O sentimento da passagem do tempo é uma das emoções onde a relatividade se aplica de maneira mais clara e fácil de entender. Pelo menos, para mim, sempre foi assim. Minha tese - e sei que não é só minha - é que sentimos o tempo passar mais rápido a cada ano da nossa vida.

Acompanhe, por favor, o meu raciocínio. Quando completamos o nosso primeiro aniversário, fechamos o ciclo da unidade de tempo que convenciona e pauta a vida das pessoas nos dias atuais. Portanto, um ano corresponde a um módulo de tempo e, em nosso primeiro aniversário, corresponde a totalidade de tudo aquilo que vivemos neste intervalo.

Então, para entendimento do modelo, vamos imaginar hipoteticamente que seja assim (um ano = 1 módulo de tempo). Agora observe o próximo estágio desta tese. Quando completamos o segundo ano de nossa vida, ou seja dois módulos de tempo, a passagem de mais um ano corresponde a metade de tudo aquilo que já vivemos. Podemos dizer, então, que comparado ao primeiro ano que correspondia a 100% da nossa vida, o segundo ano passou numa velocidade que corresponde a metade do tempo da passagem do primeiro ano. Claro que em termos absolutos, 1 módulo de tempo terá sempre os mesmos 365 dias, mas em termos relativos, comparado ao acumulo de experiência gerado pela vivência de mais um ano, sentiremos que este mesmo intervalo de tempo passou na metade do tempo.

Sei que neste estágio da minha tese, num raciocício rasteiro, simplificado e linear você já deve estar imaginando onde quero chegar. Mas vamos adiante acelerando nos módulos de tempo.

Quando, então, completarmos 10 anos de vida, aquele mesmo módulo de tempo de 365 dias corresponderá agora - no mesmo raciocínio calcado na experiência acumulada pela vivência - a 1/10 de tudo o que já vivemos. Ou seja, sentimos o tempo passar mais rápido do que o nosso primeiro ano de vida.

Claro que temos que considerar que em nosso primeiro ano de vida, a nossa capacidade de retenção de informações, na forma de módulos de memória, é bem menor. O que nos levaria a pensar que esta contagem relativa da passagem do tempo não devesse ter o primeiro ano como ponto de partida. Mas tudo bem, podemos alterar o modelo hipotético e iniciar a contagem de qualquer momento da nossa vida. Veremos que o resultado é bastante semelhante. Não em números absolutos, mas em sensação. Também, temos que considerar que este sentimento de "mais lento e mais rápido" é reduzido ou amplificado por todos os fatos que criamos e por todas as coisas que vivemos dentro de cada módulo de tempo. Sendo assim, poderemos reduzir ou amplificar o sentimento de velocidade da passagem do tempo diante das coisas que vivemos.

Neste ano vou completar 47 anos. Logo, minha sensação da passagem de tempo correspoderá, considerando o mesmo módulo de tempo, a 1/47, ou seja, o tempo está literalmente voando. É bem provável que seja por esta razão que as pessoas usam com frequência - inclusive eu - esta metáfora de velocidade: "o tempo passa voando".

Sei que este texto meio enrolado não está servindo para seduzir o meu leitor no sentido de buscar filiação para esta minha tese. Não era este mesmo o meu maior interesse. Escrevi isto apenas para marcar "na linha do tempo" a minha perplexidade diante da descoberta que fiz hoje revisando algumas postagens antigas.

Este blog está de aniversário!!

Por incrível que pareça, já faz um ano que escrevi a primeira postagem!! Bem, muita coisa aconteceu na minha vida neste "módulo de tempo". Meu filho amado cresceu saudavelmente um pouquinho mais, minha mulher ficou mais linda, perdi 10 quilos, assumi novos desafios profissionais, escrevi mais um livro, abandonei velhas batalhas invencíveis, aprovei na prefeitura alguns projetos seculares, troquei de casa, troquei meu escritório de sede, entre outras coisas menores.

Claro que ainda não terminei o projeto da minha casa de praia imaginária. Tão imaginária que nem terreno eu tenho. Aqueles papéis estranhos que estavam sobre a minha mesa no ano passado, não estão mais. Não que eu os tenha posto fora. Apenas ainda não os encontrei no meio da bagunça do novo escritório e das tantas caixas ainda por abrir. E posso confessar sem medo: estou me sentindo meio perdido e sem referência sem vê-los sobre a minha mesa.

Por outro lado, aproveitei para colocar uma porção de coisas fora nesta última mudança. Velhas caixas cheias de lembranças e papéis sem sentido que vieram fechadas do antigo escritório da Osvaldo Aranha, 790. Pensei com os meus botões: se estes papéis ficaram fechados em caixas ao longo de 12 anos, certamente eles não tem mais tanta importância assim!! Como a gente junta coisas!! Ou melhor, como eu junto coisas!! Lembro que quando eu sai do escritório da Osvaldo em direção ao escritório do Cristo, toda a minha mudança coube numa Kombi. Daquelas abertas!! Foi muito engraçado!! Do Cristo para o escritório novo, tudo foi num caminhão com 30 m3 de caixas, livros, mobiliários e outros badulaques!! Mas isto é história para outra postagem!!

O balanço que faço deste primeiro ano de blog é bastante positivo!! Aprendi a usar, organizei algumas idéias que estavam no ar, dividi alguns pensamentos com os meus amigos e tive a oportunidade de acompanhar outros tantos blogs com os assuntos mais variados. Queria ter mais tempo para me dedicar mais!! Quem sabe consigo publicar mais as minhas idéias neste novo "módulo de tempo" que está iniciando hoje.

Então, vamos lá, pois o tempo voa e não para!!

Nenhum comentário: