terça-feira, 16 de maio de 2017

11 de Agosto de 2017

Formatura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra

Queridos afilhados,

Nossa vida é uma sucessão de rituais de passagem. Nascemos, crescemos, amamos e desamamos, fazemos escolhas, amadurecemos. São os grandes momentos que a vida nos oferece para estarmos diante dos nossos desafios – aqueles que estão reservados para nós e, principalmente, aqueles que assumimos por vontade própria – e, por consequência disso, estarmos diante do nosso poder de entender, enfrentar, revolver e superar definitivamente cada um destes desafios. Desviar destes desafios significa, na maior parte das vezes, perder estas oportunidades de crescimento e amadurecimento, e querer trilhar somente o caminho das coisas fáceis e das verdades absolutas é visitar o terreno dos fracos, dos derrotados, daqueles que vieram à vida sem a força da alma, sem uma missão a cumprir e sem o desejo das grandes conquistas.

Mas, às vezes, não basta apenas se deixar levar pela vaidade e pelo embalo irresponsável do cumprimento burocrático destas tarefas e decisões. Aceitar um desafio – e, por consequência, fazer por merecer as emoções destes rituais de passagem - não é somente executar as tarefas, é preciso fazê-las com dedicação, com entusiasmo, fazê-las com amor no coração, pois sabemos bem que poucas são as coisas, nesta vida, que executamos bem sem a doce e necessária presença do amor.



Não são poucas as vezes em que, diante das dificuldades aparentemente insolúveis, nos debruçamos sobre as nossas angústias e nos perguntamos se estamos no rumo certo. Dúvidas, incertezas, alguns medos, muitas fragilidades e aquele sentimento desconfortável de querer saber o que teríamos encontrado se tivéssemos escolhido um outro caminho.

São as páginas que diariamente viramos. Nossa vida é um grande livro de páginas brancas que temos que preenchê-lo. E é nesta hora que temos que mostrar toda a nossa fibra, mostrar ao que viemos e do que somos capazes, assumir de fato e definitivamente a nossa maior missão que é construir, com ética e paz de espírito, sem a revolta dos oceanos, sem naufrágios e sem destruição, a vida e o futuro que queremos ter. Nesta hora, meus queridos, é importante a certeza de que não estamos sós. Às vezes é preciso parar, respirar fundo, refletir sobre os erros, assumir algumas perdas, reorganizar os momentos difíceis, realimentar a cabeça com pensamentos leves e doces, para, então, poder vibrar, com energia infinita, diante das nossas grandes vitórias.

Estou muito feliz pelo privilégio de ter sido escolhido paraninfo. Esta homenagem está entre as mais altas distinções acadêmicas que um professor pode receber dos seus alunos como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. Sinto muito orgulho pela oportunidade de retornar para esta escola e ter o privilégio de acompanhar vocês nesta trajetória final que caracteriza a passagem da vida escolar para a vida profissional. Hoje no coquetel fiquei olhando para cada um de vocês e pensando: existem um tijolinho meu nesta maravilhosa construção.

Muito obrigado!!

Nenhum comentário: