quarta-feira, 23 de novembro de 2016

10 de Março de 2017

FauUlbra - Canoas

Meus queridos afilhados,

Muito obrigado, mais uma vez, pela homenagem que vocês me prestaram ontem em aula, me escolhendo para ser o paraninfo da turma. Não existe maior distinção acadêmica que um professor possa receber, do que ser escolhido pelos alunos para ser o padrinho da turma, neste importante ritual de passagem da vida acadêmica para a vida profissional. A surpresa e a emoção, como vocês presenciaram ontem, foi grande. E muito boa! Não somente pelo carinho que tenho por esta pequena turma em número de alunos, mas grande em qualidade, poder de reação, responsabilidade, alegria, senso ético e coragem para superar os desafios propostos pelo trabalho de conclusão de curso. Estas, de fato, são as qualidades que devem habitar a alma dos jovens arquitetos e urbanistas. Mas, também, pelo semestre tão simbólico que marca o meu retorno para esta escola, pela qual tenho muito carinho, onde me formei arquiteto e professor.



Ontem, enquanto arrumava as coisas no final da aula, fiquei lembrando do nosso primeiro encontro do semestre e dos olhares assustados de vocês diante da apresentação da proposta de trabalho do semestre. Naquele momento os desafios pareciam intransponíveis. Mas o semestre foi passando e fomos aprendendo juntos que fazer arquitetura e urbanismo, de fato, é ter tenacidade para fazer, refletir, refazer, criticar, autocriticar e fazer de novo. Não acredito naquela arquitetura que nasce de um gesto rápido único, mas sim naquela que é nutrida pelo trabalho sério, contínuo, diário, crítico e responsável. E isso não é tarefa fácil. É preciso, acima de tudo, saber da responsabilidade dos estudantes e futuros arquitetos e urbanistas, que logo terão que atender as demandas reais da nossa sociedade, tão carente de espaços públicos e privados de qualidade e de um senso ético e moral refinado. Estas qualidades vocês estão demonstrando ao longo deste semestre.

No caminho de volta para casa, fiquei lembrando do nosso semestre profícuo, das aulas, dos painéis, e fiquei curtindo este sentimento bom da bela homenagem. Para mim está sendo um privilégio caminhar com vocês nesta reta final. Vamos em frente, pois o semestre ainda não acabou e temos ainda muito trabalho pela frente. Avante, sejam pontos de luz neste mundo de escuridão que precisamos juntos mudar. Mais uma vez, muito obrigado!

Força e Honra
Saudação Romana

23/11/2016

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado professor por fazer parte da nossa vida acadêmica, foi uma escolha unânime para que você fosse nosso paraninfo, escolha essa incontestável que foi se avolumando com o passar do semestre, com tantos ensinamentos e o modo em que ajudou com suas dicas perfeitas a cada tomada de decisão projetual. Somos todos gratos por fazer parte de nossa história e aceitar ser nosso paraninfo. Seremos mais que alunos e professor, seremos grandes amigos e colegas de profissão!