terça-feira, 21 de outubro de 2014

Eleições do CAU

IAB divulga pontos chaves das eleições do CAU/BR e CAU/UF

Data: 17/10/2014
Departamento: Nacional

Pontos chaves das eleições do CAU

1. A escolha do Conselheiro Federal e seu suplente

Ao CAU BRASIL cabe a promoção das regras que organizam a profissão. Ter regras claras que reposicionem a atividade do arquiteto perante a sociedade e o mercado de trabalho é tarefa essencial do CAU BR para o fortalecimento da arquitetura e do urbanismo.

No Conselho do CAU/BR, cada Estado participa com um Conselheiro Federal e um Suplente. É desse Conselho que emanam as normas para a profissão. O IAB defende que a composição do CAU/BR se dê com colegas comprometidos com as melhores práticas profissionais: com a valorização do projeto, com obras bem conduzidas, que sejam éticos, com reconhecimento público sobre sua vida profissional. É a nossa própria profissão que está em jogo. No caso de haver mais de uma chapa às eleições, o Conselheiro Federal e seu suplente eleitos são os que foram indicados pela chapa que teve maior número de votos – não é exigida maioria absoluta.

2. A escolha dos Conselheiros Estaduais

Os Conselhos Estaduais – os CAUs dos Estados – tem como papel precípuo fiscalizar o exercício da profissão e implementar as decisões emanadas do CAU/BR. Tão importante quanto essa tarefa é o cuidado para que o CAU permaneça no rumo idealizado, não se burocratize, não se torne um novo CREA.

É no âmbito do CAU dos Estados que os recursos financeiros mais elevados circulam. Precisamos ter um constante acompanhamento e construir sistemas de auditagem para que os malfeitos não venham a compor o nosso Conselho. Tampouco que as “diárias” e as “mordomias” passem a representar salários indiretos para os Conselheiros. Por isso, somos contra a “profissionalização” dos conselheiros,

Defendemos a participação de colegas com efetiva prática profissional – aqueles que sabem as dificuldades do dia a dia do arquiteto e não se deixam envolver com facilidades que a renda garantida das RRTs e das anuidades eventualmente pode sugerir. Quem tem que ser profissional no CAU são os funcionários – não são os Conselheiros! Os conselheiros estaduais também são eleitos por chapa. No caso de haver mais de uma chapa, a composição do Conselho é proporcional ao número de votos que cada chapa recebeu.

Nenhum comentário: