terça-feira, 31 de maio de 2011

27 de agosto de 2011

Turma,

Foi com muita alegria e emoção que recebi o convite que vocês me fizeram, na semana que passou, para ser o paraninfo desta turma de jovens e bem preparados arquitetos e urbanistas. Sem dúvidas, não existe maior distinção acadêmica que um professor possa receber do que esta. Ser o responsável, no dia da formatura, pela condução de cada um, nesta transição da vida acadêmica, para a vida profissional.

Nesta hora, minha alegria tem um duplo sentido.

Primeiro, pela grande e singular oportunidade que tive de estar com vocês ao longo deste último ano da faculdade onde, desde o ano que passou, no Atelier 1, estivemos juntos discutindo e formulando, a partir dos seus projetos, os rumos da nossa profissão e do ensino de arquitetura. Sem dúvidas, conviver com vocês, com seus sonhos e com seus desejos de transformar este mundo tão desigual, fortaleceu cada vez mais a minha convicção de que é, de fato, possível transformar este mundo tão desgastado dos seus valores éticos e morais a partir das ações responsáveis de cada um. Este alegre e respeitoso convívio nos uniu ao redor de um objetivo comum: olhar o mundo que nos cerca pela lente da nossa profissão e da visão autoral de cada projeto. No caso específico da turma de vocês, um mais dois não são três. São doze! Doze cabeças propondo e pensando em como as cidades poderiam ser bem melhores a partir da viabilização destes projetos de diplomação.

E, em segundo lugar, pelo fato de eu, também, estar fechando junto com vocês um ciclo muito importante em minha vida. Como vocês sabem, este é o meu último semestre na FauUlbra – Canoas. Nesta escola tenho estado há 28 anos. 6 como aluno e 22 como professor. Uma longa, profícua e prazerosa jornada de muito estudo e muito trabalho, tendo sempre aquela alegria renovadora por estar participando da definição dos rumos da nossa profissão e, principalmente, da consolidação da formação de muitos alunos. Além de exercitar e consolidar os fundamentos da arquitetura e do urbanismo tive, ao longo deste período, a oportunidade de aprender, com meus velhos e inesquecíveis mestres e amigos, a arte e a sabedoria do ensinar. Foram anos muito bons... Novos desafios se fazem presentes. Outras tantas jornadas e outros caminhos se abrem. Sei que a saudade desta casa vai bater, mais cedo ou mais tarde. Mas é para frente que se olha e se anda!

Portanto, meus queridos afilhados, tenho muito a lhes agradecer! Vocês ficarão para sempre tatuados no meu coração, assim como a nossa amada escola que será nossa para sempre. Mais uma vez, muito obrigado por esta honraria e por esta bela homenagem! Me sinto plenamente gratificado pela lembrança de vocês!

Um abraço e um beijo carinhoso do Dindo!

Nenhum comentário: