sexta-feira, 10 de março de 2017

Formatura - FauUlbra

Meus queridos colegas,

Escrevo para vocês, mais uma vez, para expressar a minha felicidade por ver a alegria de cada um de vocês na solenidade da formatura. Somente vocês são capazes, na intimidade dos seus corações, de dimensionar o significado desta conquista e desta vitória. Pessoas diferentes, caminhos diferentes, uma mesma conquista, tantos significados... Curtam com alegria este momento. A alegria é o estado de saúde que devemos sempre buscar, mais que a própria felicidade, pois a alegria não é um estado de espírito como se supõe ser a felicidade, mas sim uma sensação. Alegria, coisa tão incerta como o vento que sopra lá fora, que tem dias que vem, dias que não vem, que às vezes é tão forte que vira tufão, outras parece apenas brisa suave, que pode vir do sul ou do norte, do leste ou do oeste, mas que vem, queiramos ou não, na hora ou do jeito que bem entender...

Mais uma vez muito obrigado por esta bela e inesquecível homenagem! Que esta saudade, que a partir de agora começa a povoar os nossos corações, lhes tragam sempre a doce lembrança dos momentos felizes em que estivemos juntos.

Muito sucesso nesta próxima jornada!
Saibam que podem sempre contar comigo!
Muito obrigado!!

Discurso do Paraninfo
Auditório Master - Prédio 14
Ulbra - Canoas /RS

Componentes da mesa já citados.
Familiares e amigos aqui presentes nesta noite de muitas alegrias e festas.
Meus queridos colegas arquitetos e urbanistas:

Recebi com muita emoção o convite para ser o paraninfo desta turma de formandos. Esta homenagem que vocês me prestam, como forma de reconhecimento pelo meu trabalho, está entre as maiores distinções acadêmicas que um professor pode receber dos seus alunos. Não é pouco o privilégio de ser trazido por vocês para fazer uso desta tribuna com a nobre missão de conduzi-los da vida acadêmica para a vida profissional.

Neste momento especial, experimento uma dupla alegria.

Primeiro, pela oportunidade que tive de estar com vocês, ao longo do último semestre da faculdade, onde juntos discutimos e formulamos, a partir dos seus diversos projetos, os rumos da nossa profissão e do ensino de arquitetura. Conviver com vocês e com seus sonhos fortaleceu cada vez mais a minha convicção de que é, de fato, possível transformar a sociedade, tão desgastada nos seus valores éticos e morais, a partir das ações responsáveis de cada um. Nosso alegre e respeitoso convívio nos uniu ao redor de um objetivo comum: olhar o mundo que nos cerca pela lente da nossa profissão e da visão autoral e inovadora de cada projeto, propondo e pensando em como as cidades poderiam ser melhores a partir da viabilização dos seus projetos de diplomação.

E, em segundo lugar, pelo fato desta turma marcar o meu retorno para esta prestigiosa escola, pioneira em nosso Estado, onde tive o privilégio de permanecer por 28 anos. 6 como aluno e 22 como professor. Uma longa, profícua e prazerosa jornada de muito estudo e muito trabalho, tendo sempre aquela alegria renovadora por estar participando da definição dos rumos da nossa profissão e, principalmente, da consolidação da formação dos nossos alunos.

O convite veio em boa hora! Num momento de muitas reflexões profissionais e fortalecimento de convicções sobre os necessários avanços na formatação do ensino superior, mais identificado com as demandas reais do ofício, e sobre as características e qualidades que o jovem arquiteto do século XXI deve possuir.

Nossa estimada Fau tem feito esforços imensuráveis para se manter fiel às suas origens e à frente da crise generalizada que o ensino universitário enfrenta em nosso país, permitindo a cada um de vocês a certeza e a segurança de que possuem uma formação diferenciada, sólida e de qualidade e, portanto, devem seguir em frente de cabeça erguida assumindo com zelo ético e rigor técnico os desafios profissionais que irão surgir no fazer diário do nosso ofício.

Lembro-me da nossa primeira aula do semestre e dos olhares assustados de vocês diante dos desafios propostos e das demandas anunciadas naquele instante. Naquele momento tudo parecia tão distante e inatingível.

Mas o semestre passou. Trabalhamos bastante, convergimos e divergimos nos calorosos debates nos painéis, vislumbramos cidades, edifícios, espaços e construções melhores pela ótica dos seus projetos defendidos na banca final com vigor, talento, convicção e competência. Fizemos arquitetura e urbanismo, de fato, nestes importantes debates, comprovando o quanto estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho.

Nossas cidades dependem do nosso valoroso ofício. Ainda vemos as cidades crescendo desordenadamente sem o adequado e criterioso planejamento e com novas edificações e espaços públicos e privados desprovidos de qualidade. Muita construção e pouca arquitetura e urbanismo. Debatemos muito este tema no semestre passado e temos que continuar a debatê-lo.

Fazer arquitetura e urbanismo é, acima de tudo, construir e reconstruir a paisagem das nossas cidades em maior ou em menor escala. Sempre que projetamos e construímos um novo edifício, estamos, com isto, alterando a paisagem a nossa volta, na maior parte das vezes, por um tempo que supera a nossa própria existência. Neste sentido, saibam que os melhores resultados são aqueles que abrem mão da monumentalidade individual em nome da beleza silenciosa e coletiva, são aqueles que agregam qualidade de vida aos usuários, são aqueles que reconhecem o valor da harmonia entre as partes e o todo, que primam pela construção da vitalidade de uma rua e de uma cidade melhor para se movimentar e viver com dignidade e segurança.

Colegas, isto não é uma tarefa fácil por tudo o que o nosso ofício significa e representa!

A arquitetura é arte, ciência e ofício. Arte, na medida em que ultrapassa seu papel de abrigo, quando supera a esfera prática e começa a dizer algo sobre os aspectos culturais de uma civilização. É ciência, na medida em que se vincula aos processos e métodos científicos de proposição e análise do comportamento humano e das suas necessidades mais elementares, da produção eficiente e sustentável no canteiro de obras, do controle do consumo energético, dos novos materiais e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental. E é ofício, principalmente, pois a partir das nossas ações concretas diárias, transformamos o mundo que nos cerca e vivemos dignamente com o fruto do nosso trabalho inovador e empreendedor.

Ao longo deste semestre, o debate coletivo, atento e respeitoso, sempre foi a nossa principal qualidade, assim como nosso espírito solidário de grupo. Vivemos em um planeta digital, conectados em rede, mas nunca nos comunicamos tão pouco e nunca estivemos tão sós e isolados. Portanto, sempre que possível, evitem o isolamento, pois ele nos leva sempre às ações individuais, enquanto que a arquitetura, por mais que exija alguns momentos de isolamento inventivo, é a ciência do coletivo. De todos, para todos!

Nunca percam de vista esta qualidade. Sermos bons profissionais é nossa obrigação, assim como sermos boas pessoas e bons colegas. Sejam solidários, uns com os outros. Somos o que sabemos, acreditamos, pensamos e propagamos, mas seremos sempre lembrados pelo que fazemos. Levem com vocês a certeza do respeito e admiração que tenho por cada um e saibam que podem continuar contando comigo sempre!

Dito isto meus queridos, resta-me apenas chamá-los para a vida profissional. Sejam sempre bons colegas, sejam bons projetistas, sejam bons construtores, sejam, de fato, arquitetos e urbanistas, pois afinal de contas, projetamos e construímos porque acreditamos no futuro e não há nada que demonstre maior compromisso com o futuro do que o potencial proativo e transformador da nossa profissão.

De coração, muito obrigado por esta homenagem!
Para mim, foi um privilégio e uma honra imensurável caminhar com vocês até aqui!

Paulo Ricardo Bregatto
10/03/2017

sábado, 4 de março de 2017

Croquis Urbanos 7

Primeiro do ano! Não percam! Já estamos indo para o sétimo encontro do grupo Croquis Urbanos. Coisa boa!! Estão todos convidados: desenhistas iniciantes, amadores, estudantes e profissionais. Nosso próximo encontro será no dia 18 de março (sábado), das 10:30h às 13h, no Instituto Ling. Levem seus materiais de desenho, convidem seus amigos e vamos aprender uns com os outros!



Croquis Urbanos 7
Data: 18 de Março de 2017 (sábado)
Horário: das 10:30h às 13h
Local: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Bairro Três Figueiras.

Não percam!!