terça-feira, 21 de junho de 2011

Bancas Finais - TCCII - FauPucRS

Ocorrerão nos dias 05, 06, 07 e 08 de julho as bancas finais do Trabalho de Conclusão de Curso II da FauPucRS. As apresentações dos trabalhos ocorrerão na sala 215, nos turnos da tarde e noite, sempre a partir das 14 horas. Serão 8 trabalhos apresentados, defendidos, analisados e discutidos em cada um dos dias. A participação é aberta ao público.

05/07
terça-feira

Componentes da banca:
Prof. Arq. Daniel Pitta Fischmann (FauUniRitter)
Prof. Arq. Luiz Alberto Sohni Aydos (FauPucRS)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto (FauPucRS)
Prof. Arq. José Carlos Barcellos Campos (FauPucRS)

Alunos:
Gustavo Anschau Rick
Renata Pasin da Luz
Cassiana Librelotto Rubin
Daniel Danni
Daniela Haery Park
Aline Saute
João Paulo Roehe
Bárbara Ilha Ziolkowski

06/07
quarta-feira

Componentes da banca:
Arq. Luciano Andrades (Studio Paralelo)
Prof. Arq. Mario dos Santos Ferreira (FauPucRS)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto (FauPucRS)
Prof. Arq. José Carlos Barcellos Campos (FauPucRS)

Alunos:
Rachel Moreira Pavan
Felipe da Silva Gutterres
Cíntia Ponzoni
Mônica Braun Burger
Renata Baronio Gaspar
Anna Luiza Gallicchio
Caroline Leal Prates
Jocassia Tonini

07/07
quinta-feira

Componentes da banca:
Prof. Arq. Leonardo Marques Hortêncio (FauUniRitter)
Profa. Arqa. Maria Alice Medeiros Dias (FauPucRS)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto (FauPucRS)
Prof. Arq. José Carlos Barcellos Campos (FauPucRS)

Alunos:
Gabriela Calcanhotto Mengarda
Sarah Neves Cardoso
Gabriela da Siqueira
Fernanda de Moraes Sá
Caroline de Oliveira Scheid
Rafael Beier
Maurício Consiglio da Cunha
Joana Pires de Moraes

08/07
sexta-feira

Componentes da banca:
Prof. Arq. Hilton Albano Vieira Fagundes (Fau Unisinos, Unisc e Univates)
Prof. Arq. Maturino Salvador Santos da Luz (FauPucRS)
Prof. Arq. Paulo Ricardo Bregatto (FauPucRS)
Prof. Arq. José Carlos Barcellos Campos (FauPucRS)

Alunos:
Júlia Parise
Daniela Mello de Vargas
Rachel da Silva Beck
Jaqueline Scheidt
Priscilla Ribeiro Braccini
Claudine Gehrke Becker
Pedro Castiel da Rosa
Marcus Vinícius Santiago

Cada aluno terá 15 minutos para apresentar seu trabalho e os membros da banca mais 40 minutos (10 minutos cada um) para as devidas considerações (55 minutos no total + 5 minutos para organização do material para a apresentação seguinte).

sábado, 11 de junho de 2011

06 de Agosto de 2011

Queridos estudantes!

Foi com total alegria e emoção que recebi na semana que passou a grande honraria de ser o paraninfo desta turma de formandos da FauPucRS. Tenho certeza de que vocês conseguem perceber muito bem o tamanho da minha alegria, pelo tamanho do meu sorriso pelos corredores da nossa amada escola.

De fato, não existe maior distinção acadêmica que um professor possa receber do que esta honrosa incumbência de participar deste ritual de passagem, neste momento tão importante das vidas de vocês, conduzindo-os dos bancos escolares para os encargos da vida profissional.

A emoção e a alegria desta homenagem encontram razão de existir, também, em outros dois fatos importantes.

O primeiro, pelo carinho que tenho por esta turma especial, onde tive a oportunidade de fazer grandes amigos, desde a época, nem tão distante, do Projeto 4, com suas inesquecíveis viagens de estudos e seus, também, inesquecíveis 4 cortes de pele e 20 detalhes técnicos-construtivos. Sempre lembro das suas caras de espanto diante daqueles desafios que pareciam tão inatingíveis.

E o segundo, sem dúvidas, pela grande oportunidade de colocar em prática docente algumas idéias de renovação e transformação, neste momento em que a nossa escola de arquitetura promove modificações na sua estrutura de ensino, calcadas numa reflexão profunda e necessária do seu projeto pedagógico, me oportunizando, em conseqüência disto, reencontrá-los no final do curso para esta jornada acadêmica final na graduação.

Confesso que a saudade já está batendo!

Ontem tivemos a nossa última aula oficial do TCCII. Não sei se vocês se deram conta disto. Ao mesmo tempo que vi o olhar de espanto de cada um, diante dos novos desafios propostos pela aula de ontem, vi, também, despertar em cada um dos seus olhares a curiosidade e a coragem para achar um pouco mais de energia – sabe-se lá de onde – para superar estes desafios e chegar ao final do semestre, no dia da banca, com aquele orgulho e com aquele brilho no olhar que só encontramos naquelas pessoas predestinadas e capazes de transformar o mundo em que vivemos, a partir das particularidades mágicas do nosso ofício.

Ontem, quando vocês saíram da sala de aula eu fiquei lá sozinho, envolto pelos meus pensamentos, e desejando de coração que cada um de vocês encontre seus melhores e mais adequados caminhos na busca da satisfação e da alegria por esta conquista inigualável de se tornarem arquitetos e urbanistas e, em conseqüência disto, serem os precursores da transformação e requalificação dos espaços onde todos vivemos.

Podem ter a certeza de que isto não é pouco!! Poucas profissões, de outras áreas dos mais diversos saberes, oportunizam esta magia de interagir diretamente na vida das pessoas a partir do fruto maduro, ético e responsável do nosso ofício. Ainda hoje, passados 22 anos da minha formatura, sinto um orgulho muito grande da minha escola e da minha profissão.

No final da noite, indo para casa, senti o coração apertado relembrando os vários momentos que vivemos neste semestre. É engraçado como se propagam os sentimentos verdadeiros, mesmo com a distância e com a ação do tempo, eles não morrem... Não que vivam das lembranças ou dos fatos do passado. O passado é somente uma referência temporal. Se ainda sentimos uns aos outros, então, ainda estamos no presente. Mesmo quando a vida segue o seu rumo...

Mais uma vez, meus queridos afilhados, muito obrigado pelo carinho manifesto na homenagem que vocês me prestaram! Este carinho ficará para sempre tatuado no meu coração!! Sinto este momento renovador como se fosse novamente a minha formatura...

Contem sempre comigo!
Um beijo e o meu melhor abraço!!

"Força e Honra"
Saudação Romana