quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tá chegando a hora!!!

Queridos formandos da Fau PucRS,

Amanhã será um dia muito importante para todos vocês que estiveram imersos no grande desafio de formatar seus trabalhos finais de graduação. Foram dias cansativos, eu bem sei... Estando mais perto de vocês, neste semestre tão especial para mim, pude acompanhar a trajetória, as alegrias, as fraquezas e as vitórias de cada um.

No exercício diário das demandas geradas pela complexidade de cada desafio proposto, lembro das mentes incansáveis na busca das idéias e das grandes invenções, da fragilidade dos corações diante das muitas, e quase intransponíveis, dificuldades, lembro da tristeza pelo exílio, muitas vezes necessário, do convívio social e familiar, já que não foram poucas as vezes em que, por exigência dos nossos tantos trabalhos, vocês tiveram que se retirar do doce convívio dos seus filhos, pais, companheiros e amigos.

Lembro, ainda, das limitações físicas impostas pelos corpos cansados, dos momentos nebulosos onde as tarefas pareciam não caber dentro da linha tênue do tempo. Mas lembro, principalmente, da alegria estampada em cada rosto pelas grandes descobertas, pela superação de mais um desafio, pela experiência mágica de uma invenção ou simplesmente pela oportunidade de estarmos ali, noite após noite, no calor dos verões que se estendiam ou nos implacáveis invernos, testando os nossos limites e fortalecendo cada vez mais as nossas convicções sobre o nosso tão amado ofício da arquitetura.

O tempo foi passando e diante das várias superações estamos chegando agora diante da última porta a ser aberta por vocês e para todos vocês. A partir dela, novos desafios e novos horizontes se abrirão. Olhem de frente para todos eles e tenham sempre a certeza de que tudo o que fizemos, com maior ou menor ternura, teve sempre um único objetivo: formar e capacitar todos vocês para a vida que lhes aguarda lá fora! Estamos muito orgulhosos de vocês. Eu, em especial, que pude estar com vocês ao longo das disciplinas que cursamos e, principalmente, ao longo deste semestre tão especial para mim, estou muito orgulhoso pela oportunidade de vê-los assim maduros e se preparando para este grande ritual de passagem!

Que esta saudade, que a partir de agora começa a povoar os nossos corações, lhes tragam toda a lucidez para a definição dos próximos desafios e energia infinita para perseguir a solução de todos eles e que este novo ano repleto de grandes oportunidades deixe no passado todas as suas angústias, desencantos e todos os seus fantasmas errantes. Que a dor e o cansaço sejam transformados em energia para a vida. Que os medos sirvam somente para balizar o caminho da ética e das virtudes e que, acima de tudo, a busca da alegria seja uma constante em suas vidas.

Parabéns pela coragem e pelas atitudes que trouxeram vocês até aqui!
Parabéns pela conclusão dos trabalhos!!
Recebam o meu mais forte e melhor abraço!
Estou com vocês!
Contem sempre comigo!!

Força e Honra
Saudação Romana