quarta-feira, 31 de março de 2010

Expressão Gráfica

Especialização FauPucRS

Estão abertas as incrições para a 8ª edição do Curso de Especialização em Expressão Gráfica na PucRS. O Curso pretende aprofundar o estudo da Expressão Gráfica como ciência, relacionando-a com outros campos do conhecimento e expandindo suas vinculações com as áreas das artes plásticas, da filosofia, da educação, da arquitetura e engenharia, da psicanálise, da publicidade, entre tantas.

Destinando ênfase especial à afirmação e utilização da Expressão Gráfica como estimuladora da criatividade, o Curso ambiciona a valorização da área como expressão e representação do mundo físico da sociedade e do homem, a partir da especialização de agentes propagadores e do estímulo ao desenvolvimento de pesquisadores.

Público alvo:

Arquitetos, Publicitários, Designers, Psicólogos, Jornalistas, Matemáticos, Filósofos, Engenheiros, Médicos, Artistas e Professores com curso superior.

Matrículas: 06/04 a 09/04/2010

Início do curso: 13/04/2010

Dias e Horários: Encontros semanais, às terças-feiras e quartas-feiras, das 18h45min às 22h30min. Carga Horária: 360 horas/aula.

Corpo Docente:

Prof. Alexandre Dias Ramos
Mestre em Sociologia da Arte pela Faculdade de Educação da USP.Especialista em Arte-Educação/NACE-USP e Museologia/MAC-USP. Editor e diretor da Editora Zouk.

Prof. Antenor Balbinot
Mestre em Engenharia-Energia, Amb. e Mat. /ULBRAEspecialista em Lógica e Metodologia Científica / UNISINOS. Professor titular da PUCRS, ex-professor da UNISINOS e da ULBRA.

Prof.ª Barbara Elisabeth Neubarth
Doutora e Mestre em Arquitetura /UFRGS,Especialista em Especialização Em Expressão Gráfica/FAUPCRS Professora do Depto. de Expressão Gráfica da FAUPUCRS.

Prof.ª Beatriz Regina Dorfman
Doutora em Teoria, História e Crítica da Arquitetura, especialista em Expressão Gráfica e artista plástica. Professora da FAUPUCRS e da FAMECOS/PUCRS. Professora do Curso de Especialização em Dança da PUCRS.

Carlos Henrique Iotti
Jornalista formado pela UFRGS, chargista e desenhista de histórias em quadrinhos. Atuou nos estúdios de Santiago, Edgar Vasques e Joaquim Fonseca. Criador do personagem Radicci.

Prof.ª Deli Garcia Ollé Barreto
Especialista em Formação de Pesquisadores / PUCRS.Professora titular da PUCRS, professora da UFRGS e ex-professora da UNISINOS.

Profª. Lígia Maria Sampaio de Medeiros
Pós-Doutora/Department of Design and Innovation da Open University, Inglaterra.Doutora em Engenharia/UFRJ. Mestre em Arts in Design Education University of London, Inglaterra. Mestre em Engenharia de Produção/UFSM, Brasil. Professora da UNIRITTER e ex-professora da UFSM/RS.

Prof. Manoel Ricardo de Lima Neto
Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Literatura Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Prof. Marcos Pereira Diligenti
Doutor em Educação/UFRGS, Mestre em Educação/UFRGS.Professor do Depto. de Expressão Gráfica da FAUPUCRS.

Prof. Marcos Villela Pereira
Doutor em Educação/PUCSP. Especialista em Educação/UFPEL. Professor do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACEDPUCRS.

Profª. Maria Alice Medeiros Dias
Mestre em Educação/PUCRS. Especialista em Expressão Gráfica/PUCRS. Especialista em Ensino e Pesquisa na Arquitetura/Ritter dos Reis. Professora do Depto. de Expressão Gráfica e do Depto. de Projeto da FAUPUCRS.

Prof. Paulo de Tarso da Silveira Müller
Mestre em Comunicação Social PUCRS, Especialista em Design PUCRS. Professor e Coordenador do Depto. de Expressão Gráfica da FAUPUCRS.

Prof. Paulo Horn Regal
Doutorando em Comunicação Social/PUCRS, Mestre em Comunicação Social/PUCRS, Diretor e Professor da FAUPUCRS.

Prof. Paulo Ricardo Bregatto
Mestre em Arquitetura/UFRGS. Especialista em Planejamento Urbano e Habitacional /ULBRA. Professor do Depto. de Projetos da FAUPUCRS. Prof. da Fau Ulbra e da Fau UniRitter.

Profª. Raquel Rodrigues Lima
Doutora em História/PUCRS. Mestre em Arquitetura/UFRGS. Professora e Coordenadora do Depto. de Teoria e História da FAUPUCRS.

Profª. Underléa Miotto Bruscato
Doutora em Arquitetura / Universidad Politecnica de Cataluna, UPCATALUNA, Espanha. Especialista em Gestão da Qualidade / UNISINOS. Professora da UNISINOS.