terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Minhas férias!!

Li neste final de semana que passou, num dos jornais locais, uma matéria que falava sobre o resgate da prática escolar, na primeira semana de aula, de escrever redações sobre as férias. Então, lembrei das várias vezes que tive que fazer isto e resolvi, novamente, relembrar alguns bons acontecimentos das nossas férias de verão!!
Chegamos na semana passada das férias!! Foram 20 dias de sol e mar (e alguma chuva, também, como sempre). Menos do que eu tinha planejado no início, mas com o tamanho certo, pois eu já estava tendo dificuldades, até mesmo, para calçar um tênis, pois passei todos estes dias com chinelos de dedos, na primeira semana e, nos demais dias, com os pés descalços. Como é bom este sentimento primitivo de vida em contato com a natureza. Mesmo sendo um adepto de carteirinha das ofertas da vida urbana, devo confessar que já estou sentindo muita falta daquelas longas caminhadas pela beira da praia e pelos morros de Garopaba.

Os primeiros 10 dias foram simplesmente fantásticos! Sol, céu azul, sem vento, muito calor, mar morninho e transparente. Sem, até mesmo, aquela boa e refrescante chuvinha diária dos finais de tarde, tão característica de lá. Cada dia que abríamos a janela, pela manhã, e víamos aquele sol lindo, organizávamos as coisas, bem rapidinho, e corríamos para a praia. Alguns dias chegamos a comentar divertidamente: que saco, mais um dia de sol!! Hehehehe!!

Já os demais dias foram bastante nublados e chuvosos. Abria um sol no início da manhã, chovia forte no final da manhã, nublava novamente durante a tarde, chovia durante a noite!! Bom para os passeios que conseguimos fazer, sem aquele sentimento de culpa por perder um belo dia de praia. Ainda assim, de vez em quando, quando um solzinho aparecia, era aquela correria para a beira da praia. Mesmo nos dias nublados, sem chuvas, a praia se manteve cheia, pois a água por uns dias ainda permaneceu morninha!! Depois gelou e eu quase não entrei mais no mar!!

Nossa rotina diária era mais ou menos esta: acordar lá pelas 9h, atravessar a rua e ir na padaria (empório do pão, antigo pico do pão!!) tomar o café da manhã, depois pegar as tralhas (uma sacola de praia sempre ficava de prontidão, ao lado da porta, com os protetores solares, óculos, cangas, brinquedos, muitos livrinhos e mais brinquedos). Cadeiras e guarda-sóis eram sempre emprestados pelo quiosque Verde Mar. Nossa pousada fica bem pertinho da praia e, então, caminhávamos até o mar. Nada como um bom expediente de beira de praia: banhos de mar, caipirinhas, banhos de sol, mais caipirinhas, muitas leituras, outras caipirinhas, caminhadinhas curtas, petiscos na beira da praia, mais caipirinhas. Se eu ficasse mais uma semana na praia voltaria direto para os alcoólicos anônimos.

Geralmente o almoço era na praia mesmo, comendo algumas coisinhas para ir tapeando a fome. Quando a pele não aguentava mais o calor do sol, íamos para casa, lá pelas 16h ou 17h!! Uma dormidinha básica para curar a ressaca do mar e do sol e lá pelo finalzinho da tarde uma bela caminhada pela beira da praia ou pelos morros. Voltávamos para casa, tomávamos banho, e saíamos para jantar e passear a pé pelo centrinho!! Imperdível a qualidade e diversidade do acervo da Livraria Navegar que, neste verão, ampliou suas instalações ocupando outra loja ao lado da existente. Comprei ótimos livros de arquitetura e design, difíceis até mesmo de encontrar nas boas livrarias de Porto Alegre. No final da noite nosso cafezinho no Doce Suspiro era uma parada certa nos dias que ficamos por lá!! Voltávamos para casa somente quando os pés já não aguentavam mais (ou como diz o Pedrinho, com os pés rachando!!)!!

Nos dias de chuva a leitura e os joguinhos do Pedro eram sempre as maiores diversões. Sem falar, é claro, nas escapadinhas para comprar os maravilhosos milfolhas, produzidos na confeitaria local Karamelu´s. Ou os passeios de carro por outras praias. Como sempre fazemos, um dia fomos de ônibus, na maior bagunça e curtição, até Florianópolis para passear pelo centrinho histórico e comer o bolinho de bacalhau e o pastel de camarão, imperdíveis, do Box 32 no mercado público!!

Garopaba não é mais a mesma... Sim, até aí nenhuma novidade, pois nenhuma cidade é mais a mesma, a cada novo ano!! Mas me preocupa muito a forma desordenada com que os novos empreendimentos vão sendo implantados, tanto na malha da cidade, quanto nos morros, densificando e super povoando cada vez mais esta bela cidade que, pouco a pouco, vai perdendo suas características naturais. Sem falar, é claro, na infraestrutura (energia, água e esgoto) que, urgentemente, carece de revisão e atualizações.

Daqui para frente, mais um longo ano para lembrarmos e dividirmos com os amigos as nossas melhores lembranças dos alegres momentos que passamos lá. E o melhor de tudo: urgentemente iniciar o planejamento das próximas férias!!

Obs: O carinha da foto acima é o meu filho Pedro, com 6 aninhos de idade e já curtindo o surf num final de tarde em Garopaba.