sábado, 30 de janeiro de 2010

Formatura da Ulbra

Queridos colegas e amigos,

Acabo de chegar em casa, ainda envolto de muita emoção e alegria, após aquela solenidade maravilhosa da formatura de vocês!! Olhando a alegria estampada nos rostos de cada um, senti o quanto esta vida é repleta de felicidade e emoções quando nos propomos construir e atingir desafios desta grandeza e tão importantes nas nossas vidas. A grande maioria de vocês foram meus alunos ainda na primeira metada do curso e vê-los na reta final da graduação, mais centrados e mais maduros, me fez sentir, mais uma vez, o quanto é gratificante investir na formação e na educação, únicas forças capazes de transformar definitivamente a alma humana.

Vim na estrada, no caminho para casa, relembrando da nossa jornada ao longo deste "longo" ano que passou. Muitos foram os desafios que tivemos que enfrentar juntos. Desafios que foram além da complexidade de cada projeto em desenvolvimento e que nos exigiram total integridade ética e moral e muito espírito de grupo.

Vencemos juntos!
Superamos todos os desafios!!

Tenho a certeza de que isto nos fortaleceu e nos uniu cada vez mais!!! Vocês sempre estarão no meu coração! Continuem sempre contando comigo para o que der e vier (inclusive, e principalmente, para aqueles maravilhosos churrascos na casa da Fernanda, tomando todo o refrigerante da Anna)!!!

Agradeço de coração os vários convites para participação nas diversas festas de comemoração, nesta quente e linda noite de lua cheia. Como lhes disse anteriormente, meu carro já está com o porta-malas lotado e minha família me aguardava ansiosa para nossas tão esperadas férias!! Enquanto vocês estiverem nas merecidas festas de formatura eu estarei com vocês na lembrança, na estrada em direção ao litoral!! Quando vocês acordarem amanhã pela manhã (ou tarde!!), eu já estarei sentado na beira da praia, sob o meu discreto guarda-sol branco com o distintivo do Internacional, com meus fiéis livros compaheiros e com aquela revigorante caipirinha, brindando a alegria e o sucesso de cada um de vocês!!

Mais uma vez, muito obrigado pela homenagem que vocês me prestaram. Guardarei no coração cada momento que passamos juntos!!

Muito sucesso!!
Beijo do Dindo!!

Discurso de formatura - 30 de janeiro de 2010
Curso de Arquitetura e Urbanismo - Ulbra

Componentes da mesa já citados.
Familiares e amigos aqui presentes nesta noite de muitas festas.
Meus queridos colegas arquitetos e urbanistas:

A alegria e a emoção tomaram conta do meu coração tão logo recebi o convite para ser o paraninfo desta turma de jovens profissionais da arquitetura e do urbanismo, nesta grande honraria e distinção acadêmica de proferir algumas palavras de despedida, neste momento especial em que vocês trocam a árdua e longa vida universitária pelos encargos eternos da vida profissional.

Minha alegria, neste momento, é dupla. Primeiro, pelo carinho que tenho por esta turma, onde tive o privilégio de fazer bons amigos, desde o tempo, já distante, em que foram meus alunos, ainda, na primeira metade do curso e, segundo, pelo momento simbólico de superação em que os novos rumos desta tradicional e prestigiosa Universidade agora se alinham com os rumos já traçados pela nossa escola de arquitetura e urbanismo - uma das pioneiras no estado - propondo para si novos e íntegros desafios e, conseqüentemente, o resgate das suas honrosas e históricas qualidades acadêmicas.

Sei que o convite para fazer uso desta tribuna foi originado por aqueles sentimentos mútuos de simpatia, companheirismo, respeito e amizade, sempre tão presentes durante os anos que convivemos juntos nos ateliers que cursamos, onde sempre movidos pelo sentimento de curiosidade sobre o mundo a nossa volta, buscávamos entender melhor, pela ótica do nosso ofício, o comportamento humano diante dos mais diversos espaços, assim como, buscávamos, também, participar sempre ativos da definição dos novos rumos para o ensino de arquitetura e o fortalecimento dos princípios da ética para o desenvolvimento da nossa profissão.

Além disto, enfrentamos juntos, ao longo deste ano que passou, as mais dolorosas dificuldades e barreiras éticas e morais vividas por nossa querida Universidade. Nossas integridades individuais e o nosso destacado espírito de grupo, nos fizeram sobreviver a todas estas crises. Senti-me revigorado e orgulhoso ao ver a garra e a energia de cada um, não somente no trato das dificuldades e questões específicas dos seus complexos trabalhos, mas, principalmente, lutando para resgatar o espaço universitário digno, aliados às propostas transparentes do novo comando desta casa.Sobrevivemos de cabeça erguida!É assim que tem que ser, diante de todos os desafios que estão por vir!!


Deste lugar que vocês se encontram e que sentaram ainda aspirantes, ao término desta cerimônia, se erguerão arquitetos e urbanistas e serão, portanto, os mais dignos herdeiros das valiosas qualidades e honrosas tradições do nosso ofício e, também, da grande tarefa de fortalecer, com o fruto do vosso trabalho, a cultura arquitetônica local e nacional com ações colaborativas, de maneira ética e honesta, sempre tendo em vista as necessidades da sociedade em que vivemos.

A arquitetura, sempre lhes disse isto, é, também, uma filosofia de vida, pois tratando da espécie humana, dos seus espaços e do mundo que os cerca, deixa pouca coisa sem a intervenção direta e sem a influência necessária do arquiteto. A arquitetura está nas próprias origens da humanidade, sendo o produto imediato do instinto humano. A arquitetura é, portanto, ciência e ofício. Ciência, na exata medida em que nos permite, a partir da pesquisa aplicada, conhecer e investigar as necessidades e demandas reais da sociedade e do mercado em que estamos inseridos. E é ofício, pois, a partir dele, participamos ativamente da vida das pessoas, seja na pequena escala habitacional da célula da família ou na escala das grandes edificações e intervenções urbanas.

Por esta razão, meus arquitetos, entre outras tantas, somos uma profissão tão, e cada vez mais, viável e fundamental nos dias de hoje, principalmente quando reconhecemos tantas coisas por fazer neste mundo desigual que temos que mudar e que depende muito das nossas atitudes e da nossa luta conjunta.

O mundo atual, perturbado por criações humanas, requer mudanças urgentes. A capacidade humana de criar o artificial parece ter transcendido a nossa habilidade de coexistir com a natureza. A crise energética internacional e o desequilíbrio mundial do meio ambiente assumem patamares preocupantes, exigindo dos novos arquitetos e urbanistas atitudes inovadoras e sustentáveis. O mercado de trabalho, com suas inumeráveis oportunidades, mas, também, com suas perigosas armadilhas, carece urgentemente de nova formatação, assim como, outras tantas oportunidades de trabalho, ainda adormecidas aguardando por nós, necessitam ser lapidadas com afinco, inovação e empreendedorismo.

Além disto, temos que ouvir o chamado da natureza clamando pela consciência criativa e pela capacidade de consertar os problemas que estamos presenciando, nos dando conta, cada vez mais, sobre o quanto as nossas criações afetarão o presente e o futuro. Temos que ter em mente que nosso potencial criativo, daqui para frente, tem que andar de braços dados com a nossa capacidade ética e moral de criar. Muito mais do que ficarmos orgulhosos diante da excepcionalidade das nossas grandes e singulares obras monumentais, temos que estar atentos ao quanto cada uma destas novas criações, além de estancar o processo de degradação do meio-ambiente, ajudará a corrigir outras ações irresponsáveis e menos felizes.

Criar com responsabilidade, senso ético, dignidade, humildade e generosidade requer esforços intelectuais incansáveis. É preciso muito otimismo, caráter e lisura ética e moral para suplantar o pessimismo oportunista disseminado por aqueles que, não sabendo lidar com a complexidade, se deixam levar pelas soluções perigosamente superficiais.

Por estas razões, entre outras, somos tão necessários diante de tantas demandas reais e oportunidades de trabalho nos aguardando a partir desta próxima segunda-feira.

Para tal, o fortalecimento ético da nossa categoria passa, também pelo vosso necessário trabalho na política profissional, revisando e divulgando os princípios da moral e da ética, tantas vezes, deixados de lado na concorrência imposta pela urgência superficial das decisões. A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis e está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

Meus arquitetos, neste momento em que vocês estão prestes a sair da nossa escola para enfrentar a vida profissional, desejo-lhes muito sucesso, mas acima de tudo muita coragem, pois a coragem nos dá a base sólida para sabermos superar todas as dificuldades que virão.

E elas virão...

Desejo-lhes, portanto, coragem para agüentar e durar, coragem para viver, coragem para suportar, para combater, para enfrentar, para resistir, coragem para perseverar. A coragem não se refere apenas ao futuro, ao medo ou à ameaça. Refere-se, também, ao presente, e sempre está ligada à vontade, muito mais do que à esperança. Afinal, só esperamos o que não depende de nós, só queremos o que depende de nós. É por isto que a esperança, ao meu ver, só é uma virtude para aqueles que aguardam imóveis a chegada de tudo, ao passo que a coragem é uma virtude para qualquer um.

A coragem não é um saber, mas uma decisão.
Não é uma opinião, mas uma atitude.

Mais uma vez muito obrigado por este convite!!! Tomarei, para sempre, esta honrosa distinção como um grande incentivo para o meu trabalho diário dentro do atelier. Para mim, foi um grande privilégio e uma honra imensurável caminhar com vocês até aqui!!

Que esta saudade, que a partir de agora começa a povoar os nossos corações, lhes tragam sempre a doce lembrança dos momentos felizes em que estivemos juntos e lhes tragam, também, a certeza de que esta escola sempre será de vocês e sempre estará com suas portas abertas para recebê-los com suas grandes vitórias, alegrias e novas dúvidas.

Muito sucesso nesta próxima jornada!
Daqui para frente, força e honra!

Muito obrigado!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Para ler nas férias!!

Comprei na feira do livro deste ano que passou e estava guardando para ler somente nas férias, na beira da praia, o livro de Derek Johnston intitulado História concisa da Filosofia: de Sócrates a Derrida da Edições Rosari Ltda. Como as minhas férias ainda estão distantes e me vi um pouco desocupado nestes dias de feriadão entre o natal e o ano novo, resolvi antecipar as minhas leituras de verão e diante do fato de ter gostado bastante do livro, trago aqui como dica de leitura de férias.
História concisa da Filosofia: de Sócrates a Derrida
Derek Johnston
Edições Rosari Ltda.
191 páginas
São Paulo / SP
Agosto de 2008

Este livro faz parte de uma coleção da Série Rosari de Filosofia, onde podemos encontrar, também, os seguintes títulos: Uma introdução aos vinte melhores livros de Filosofia de James Garvey, Filosofia aplicada - Política e Cultura no mundo contemporâneo de Rupert Read e O que pensam os filósofos atuais? de Jeremy Stangroom e Julian Baggini.

O livro de Derek Johnston foi escolhido para ser o primeiro da série, proporcionando ao leitor mais um veículo para a divulgação e propagação da filosofia. Trata-se de um texto introdutório, direcionado aos leitores que querem conhecer mais sobre o tema e, também, para aqueles que querem entrar em contato pela primeira vez com este vasto assunto.

O livro está organizado, nas suas 191 páginas, em quinze capítulos, permitindo ao leitor uma trajetória rápida e apaixonante sobre o pensamento de filósofos de várias épocas, apresentados de maneira cronológica, iniciando por Sócrates e Platão, transitando por Aristóteles, Epicuro e Zenão, Tomás de Aquino, René Descartes, Locke e Montesquieu, Benedito Espinosa, David Hume, Immanuel Kant, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Ludwig Wittgenstein, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e finalizando com Jacques Derrida.

A filosofia é uma disciplina que se ocupa fundamentalmente do pensamento. Mas mesmo os filósofos profissionais não compartilham de uma definição comum ou absoluta, pois a palavra “Filosofia” costuma ser usada de diversas formas e com diversas interpretações. Pensar no abstrato, em idéias básicas que direcionam a vida cotidiana ou nas razões e objetivos possíveis de serem extraídos da vida, são formas de utilizar esta palavra.

O livro não pretende adotar nenhuma definição específica de filosofia. A proposta é oferecer ao leitor exemplos de como o assunto foi abordado por importantes filósofos e sobre o tipo de questões que eles levantam, mais que as respostas que dão. Para tal, vários ramos da filosofia são abordados ao longo do texto. A epistemologia é o ramo da Filosofia que pergunta como sabemos as coisas e o que significam as palavras “saber” e “conhecer”. A lógica ocupa-se das regras necessárias para que possamos pensar com cuidado e confiança e trata de como e quando devemos aplicá-las. A metafísica refere-se ao estudo do ser enquanto ser, tentando aplicar a razão às coisas que estão além de nós, estudando-as em si. A ética ocupa-se do certo e errado, buscando reconhecer quais ações são corretas e quais são incorretas, quais são as minhas obrigações e deveres. A política é o ramo da ética que investiga o modo como vivemos em comunidade e estuda as formas de governo examinando quem está legitimado a elaborar as leis e de onde vem esta legitimação. A estética dedica-se à arte e à beleza, bem como, as reações dos seres humanos a elas.

Estas são apenas algumas das diversas divisões da filosofia. Outras tantas poderiam ser acrescidas, como a psicologia, a matemática e a lógica, que com o passar do tempo, diante do seu grau de desenvolvimento e especificidade, tornaram-se completamente independentes.

Ao longo do texto o leitor notará claramente que nem todos os filósofos concordam quanto às muitas respostas que tem sido propostas e que eles, nem sempre, concordam sobre a prioridade e relevância das questões levantadas. Reside neste aspecto a dimensão fascinante da filosofia: mais importante do que achar respostas absolutas é a profícua e instigante formulação das perguntas.

Mas por que, então, vale a pena preocupar-se com a Filosofia? Também, diante desta questão os filósofos divergem, cabendo ao leitor, diante do conteúdo do texto, definir para si suas razões e respostas possíveis. A Filosofia consiste em disciplina, clareza e racionalidade. Consiste em pensar profundamente sobre um problema e criticar, avaliar e julgar cuidadosamente, considerando diante dos fatos e das divergências que a crítica – ao contrário do que muitos pensam – não é uma palavra negativa, ela consiste em examinar e chegar a uma conclusão razoável diante do problema formulado.

Ao longo do texto, quinze pensadores mundialmente conhecidos por suas contribuições importantes para a Filosofia serão apresentados a partir da sua forma de pensar, seus métodos e suas capacidades de nos fazer pensar diante dos vários questionamentos elaborados por eles. Torna-se sintomático, então, verificar que cada filósofo começou sua carreira criticando e divergindo de um filósofo anterior, amplificando a idéia de que muitos deles jamais compartilhariam de uma mesma definição de filosofia, diante das grandes divergências dos seus pensamentos.

O processo de escolha dos filósofos apresentados permite reconhecer, pelo menos, três critérios propostos pelo autor: reunir pensadores filosóficos da tradição ocidental, introduzir os conceitos centrais em diversos campos da filosofia e explicitar e registrar suas preferências. Cabe destacar a facilidade da leitura e do entendimento do seu complexo conteúdo a partir de uma estruturação dos textos onde, ao longo do livro, os filósofos são apresentados a partir de uma introdução ao pensador e aos momentos que viveu, seguido rapidamente de dados sobre a sua vida para, então, discorrer mais profundamente sobre as suas idéias. Para facilitar o entendimento dos textos o autor apresenta pequenos resumos das principais idéias expressas pelos pensadores seguidos de um breve vocabulário associado ao pensamento de cada filósofo. Cada capítulo termina com uma breve avaliação com o propósito de convidar o leitor a aceitar ou a rejeitar as idéias apresentadas, possibilitando, assim, que o leitor comece a pensar como um filósofo.

A Filosofia é um processo contínuo de julgar o modo como as pessoas pensam e de abrir possibilidades para o “pensar de modo diferente”. Essa é a principal aventura para qual, esperançosamente, este livro convida o leitor.