quinta-feira, 28 de maio de 2009

Atelier 2 - Painel de Anteprojeto - FauUlbra

Nesta semana finalizamos a análise dos trabalhos referentes à etapa de anteprojeto. A maioria dos trabalhos ainda não conseguiu cumprir com os desafios desta etapa. Muitos trabalhos ainda se encontram em desenvolvimento ou em fase de revisão do estudo preliminar.

Abaixo listo algumas revisões gerais devem ser feitas por todos alunos:

Expressar de maneira correta os desenhos básicos de arquitetura (implantação + entorno, plantas baixas, cortes e fachadas). Apresentar as perspectivas internas ambientadas dos espaços mais importantes do projeto (espaços com maior relevância). Qualificar os desenhos a partir do domínio pleno dos fundamentos do desenho de arquitetura. Demonstrar maior controle e domínio nas especificações das penas/espessuras para plotagem. Buscar correção na representação gráfica das escadas e elevadores. Revisar/propor o tratamento paisagístico das áreas abertas, evitando as hachuras artificiais nos pisos e buscando maior intenção, significado e sentido de lugar para os espaços abertos do projeto e para o projeto de paisagismo, evitando assim as hachuras que representam apenas uma abstração gráfica nas plantas baixas. Explorar as relações funcionais diretas entre os espaços internos do pavimento térreo e as áreas abertas adjacentes, dotando-as de qualidades que oportunizem as relações de encontro. Representar graficamente no pavimento térreo o paisagismo e a pavimentação das áreas imediatamente próximas. Revisar o layout e dimensionamento do auditório/foyer e seus aspectos técnicos específicos referentes ao tratamento acústico, dimensionamentos, acessos, circulações, entre outros (para quem tem auditório). Revisar os sistemas de aberturas nas fachadas e seu potencial de estabelecer as devidas relações com o exterior, bem como, seu potencial plástico e compositivo. Trabalhar com maior afinco nas questões plásticas e estéticas buscando boa composição e caráter apropriados ao tema, ao programa e ao sítio (revisar as referências de linguagem e comprometimento formal). Revisar a modulação estrutural e o dimensionamento preliminar das estruturas e seus elementos (pilares, lajes, treliças, vigas, entre outros). Revisar as soluções estruturais que não estão graficadas corretamente nas plantas baixas, cortes e fachadas. Propor os materiais de revestimento gerais dos pisos, paredes e tetos (materiais, texturas e cores). Refletir sobre as grandes coberturas impermeabilizadas (graficar com correção nos desenhos a solução adotada). Refletir sobre a orientação correta dos brises de acordo com a orientação solar. Questionar a forma dos pilares (retangulares ou circulares) que se encontram em espaços abertos. Compatibilizar o sistema estrutural com as paredes. Observar todas as legislações específicas de cada tema (Abnt, Nbrs, código de edificações, pddu, incêndio, acessibilidade universal, entre outras). Revisar criteriosamente os espaços técnicos da edificação tais como, casas de máquinas de ar condicionado, central térmica, gerador, subestação, transformador, reservatórios (inferior e superior), entre outros. Ter condições plenas para atestar a autoria plena dos desenhos e maquetes.


Vamos lá galera!!

Força & Honra
Saudação Romana

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Palestra 2 - Aula Magna

A faculdade de arquitetura e urbanismo da PucRS tem o privilégio de receber a Arquiteta Blanca Lleó para a Aula Magna do primeiro semestre de 2009, que ocorrerá hoje às 19:30h, no auditório do prédio 9 - FauPucRS.

Blanca Lleó é a arquiteta espanhola de maior prestígio na atualidade. Seu trabalho em projetos de habitação de caráter social são referência na Europa. A arquiteta Blanca é, também, professora e vice-diretora para relações internacionais da ETSAM - Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madrid.

Palestra: Arquiteta Blanca Lleó
Data: 13 de maio de 2009
Horário: 19:30h
Local: Auditório do prédio 9 - FauPucRS

Palestra 1

Hoje na disciplina de Expressão e Representação 5 da FauPucRS estaremos recebendo a visita do Designer Marcelo Halpern (Designer do Gad) que irá ministrar a palestra intitulada: Design Editorial. Esta disciplina tem como objetivo desenvolver os conteúdos de projeto gráfico para arquitetos e técnicas de layout e apresentação gráfica de projetos. Neste estágio do semestre estamos desenvolvendo um exercício que consiste na confecção de uma publicação com tema livre, buscando soluções que conjuguem: projeto editorial, público alvo e projeto gráfico.

Esta atividade é aberta aos demais alunos da FauPucRS.

Palestra: Design Editorial
Convidado: Designer Marcelo Halpern
Local: Sala 104 FauPucRS Prédio 9
Horário: 17:45h

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atelier 1 – Formulação de Hipóteses

Na FauUlbra, o trabalho de conclusão de curso está dividido em dois semestres. No nono semestre o aluno cursa o Atelier 1 (conceituação do tema, problematização, escolha do sítio de intervenção, pesquisa de fundamentação crítica sobre o tema e partido geral) e no décimo semestre cursa o Atelier 2 (revisão do partido geral, anteprojeto, projetos complementares e detalhamento técnico construtivo).

Neste estágio do semestre os alunos já entregaram a primeira versão da pesquisa de fundamentação crítica sobre o tema. A entrega final da pesquisa será desenvolvida no dia 22 de junho. Nesta data, os alunos entregarão a pesquisa revisada considerando as reflexões feitas sobre o exercício concreto do projeto, complementando a pesquisa naqueles itens que a versão inicial não contemplava ou suprimindo informações que se mostraram desnecessárias quando do exercício do projeto.

Na segunda-feira da semana passada, no Atelier 1 na Ulbra, fizemos uma oficina de formulação de hipóteses com os alunos. O propósito desta oficina é disparar o processo propositivo de projeto a partir da investigação das soluções possíveis para os problemas levantados por cada aluno nas suas conceituações do tema.

A análise preliminar de um tema, programa e sítio não nos coloca diante de um único caminho na busca da solução arquitetônica final. Como sabemos, um mesmo conjunto de condicionantes poderá apontar um número bastante variado de soluções possíveis. Portanto, cabe ao arquiteto investigar algumas hipóteses para amadurecer a escolha daquela que será desenvolvida em nível de partido geral, por ser a solução mais adequada ao problema proposto.

Então, hoje durante o turno da tarde e da noite, estaremos participando do seminário de análise destas hipóteses. Nesta ocasião os alunos apresentarão suas premissas de projeto e seus croquis elucidando as investigações elaboradas na oficina da aula passada. Esta atividade é aberta aos alunos das demais disciplinas da FauUlbra.

Participem!!

domingo, 10 de maio de 2009

Atelier 2 - Anteprojeto

A partir desta terça-feira até o dia 26 de maio estaremos desenvolvendo na faculdade de arquitetura e urbanismo da Ulbra (tarde e noite) as apresentação e as análises dos trabalhos dos alunos da disciplina de Atelier 2 (equivalente ao TC2). Neste seminário (painel) os alunos apresentarão seus trabalhos na etapa do anteprojeto (implantação, plantas baixas, planta de cobertura, cortes longitudinais e transversais, todas as fachadas, perspectivas internas e externas e compatibilização com os projetos complementares). Esta atividade é pública estando aberta aos alunos das demais disciplinas da FauUlbra.

12/05
TERÇA-FEIRA
14:00h às 22:30h
Tarde / Noite


Roger Luis Duarte Kovalski
Rafael Kroth Paim
Raquel Ferreira Daroda
Vanessa Pilecco Rodrigues
Nara Silva do Evangelho
Victor Pereira Salgado
Tharek Abbas Bjaiji
Tiago Gil Julia
Christiano Ferreira Pandolfo

19/05
TERÇA-FEIRA
14:00h às 22:30h
Tarde / Noite


André Machado Sarczuk
Eduardo Batista Inhoque Junior
Julia Bertoldo Saldanha
César Bof Ortiz
Frederico Romaldo Ely Birkholz
Cássio H. Teixeira dos Santos
Rodrigo Larsen Silveira
Janice M. Rodrigues de Aquino

26/05
TERÇA-FEIRA
14:00h às 22:30h
Tarde / Noite


Katie Pereira Macedo
Mariana Laura Berte Veríssimo
Cláudia Rosa Abreu
Luciano Schmitt Sant’Anna
Isabela Almeida Petry
Cláudio Roberto dos S. Vieira
Roberta Togni Pereira

Mariliz Vieira Teixeira da Costa

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Arquitetura + Religião

Começa hoje e vai até o dia 30 de maio a exposição Architektur + Religion reunindo projetos de arquitetura cujo tema seja o espaço sagrado. Esta exposição sobre a arquitetura sacra contemporânea na Alemanhã, está sendo promovida pelo Instituto Goethe. Ontem, quando estive na FauPucRS, vi a montagem da exposição e, portanto, faço esta indicação movido pelo sentimento de que vale a pena passar por lá e curtir os belos projetos expostos em painéis e maquetes. Aliás, o próprio projeto de design dos painéis expositores já é digno de análise!!Então, anote aí:
ARCHITEKTUR + RELIGION
Arquitetura Sacra Contemporânea na Alemanhã
Projetos e maquetes de 9 edificações
Praça de eventos da FauPucRS
Abertura: 07 de maio de 2009 - 19h
Visitação: 07 a 30 de maio
Horário: segunda a sexta das 8h às 22h

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Plínio Marcos

Roda Viva

Meu único desejo, se você quer saber, o meu único desejo é ser irmão do homem. Seja ele negro, malabarista ou esteja repousando ainda das profundezas da guarda materna, ou vibre no pátio um canto de menina, ele com toda a jangada no fogo do crepúsculo; o soldado, ou aviador de estranha energia.

Oi menina, você ainda outro dia não brincava de boneca? E aquele que está ao seu lado, não empinava uma pipa? Olha, seu canto, seu destino, você não me queira mal, porque eu procuro me esforçar para conhecer todos os destinos.

Eu quero conhecer o desespero de um ator quando ele treme diante do público, porque esquece o texto. Eu quero conhecer a solidão daquela garotinha que é obrigada a migrar e ficar no seio da família estranha como empregada doméstica. Eu quero conhecer o desespero daquele garoto que é obrigado a sufocar os apelos vocacionais e se debruçar sobre livros de contabilidade e atender fregueses rabugentos. Eu fui tantas e tantas vezes o cantor dessas canções do Silvio Santos, o carregador amargo da amargura, o sonhador dos sonhos inúteis, o perdedor de salário miserável...

Mas agora, eu quero cantar o destino do ser humano, e, se de alguma maneira, eu arranhei seu coração nessa noite, não me queira mal. Arrebente em soluço e chora comigo. Porque eu tenho esperança, porque eu tenho fé, porque eu sou uma pessoa de teatro e, por causa disso, eu confio, confio muito, porque eu pus filhos no mundo e amo tanto quanto você, criança de hoje.

Por causa disso tudo, eu só tenho um desejo: o desejo de pertencer a você, assim como eu gostaria de pertencer a toda a humanidade.

O MELHOR DO RODA VIVA
Paulo Markun - Organizador
Página 52
Editora Conex
São Paulo / 2005